Cabo Verde: Dia de Mo챌ambique assinalado na Praia com exposi챌찾o e palestra.
25 de Junho de 2008, 18:46
Cidade da Praia, 25 Jun (Lusa) - O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) comemora hoje na Cidade da Praia o dia de Mo챌ambique, com uma exposi챌찾o de pintura de Roberto Cichorro e uma palestra sobre os aspectos da estrutura sócio-cultural mo챌ambicana.
A palestra, subordinada ao tema "Lobolo, Levirato e Sororato: Aspectos da estrutura sócio cultural mo챌ambicana", será conduzida pelo jornalista mo챌ambicano Edgar Jorge.
A exposi챌찾o ficará patente ao público por uma semana, na Casa Cor-de-rosa, sede do IILP, na capital de Cabo Verde.
De acordo com Amélia Mingas, que preside à instituição, o IILP vai ainda comemorar este ano o dia de São Tomé e da Guiné-Bissau, para promover o convívio dos cidadãos destes países que vivem em Cabo Verde no seu dia nacional.
"Os cidadãos destes Estados-membros (da CPLP) que não têm missão diplomática em Cabo Verde podem estar juntos neste dia e conviverem com cidadãos de outros Estados-membros que vêem assistir às actividades. Só organizamos para os países que não têm missão diplomática: Moçambique, São Tomé, Guiné-Bissau e Timor-leste", explicou.
Roberto Carneiro de Alcá챌ovas de Sousa Chichorro nasceu a 19 de Setembro de 1941, em Mo챌ambique, na cidade de Maputo, onde exp척s pela primeira vez em 1967.
A residir em Portugal desde 1985, o artista exp천e colectiva ou individualmente em várias galerias. As suas obras encontram-se espalhadas em institui챌천es como o Museu de Arte Contempor창nea em Lisboa e o Museu de Arte Contempor창nea de Luanda.
Também para assinalar o dia de Mo챌ambique, a Rádio de Cabo Verde realiza uma emiss찾o conjunta com a Rádio de Mo챌ambique.
A independ챗ncia de Mo챌ambique, a 25 de Junho de 1975, foi o culminar da luta de liberta챌찾o contra o Exército portugu챗s e aconteceu na sequ챗ncia do golpe de Estado que, a 25 de Abril de 1974, derrubou em Lisboa o regime ditatorial e colonialista.
CLI