Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: OCEANO DE PLÁSTICO...
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: mayra1950  (Mensaje original) Enviado: 24/07/2008 05:05
A situa챌찾o está mais grave do que se propagandeia na grande imprensa. Mudan챌a de hábitos é coisa muito séria e mais do que urgente. Seja individualmente, na família, no bloco, na quadra, no trabalho, entre os amigos.
Repense, reutilize, recicle, reuse, reorganize, reaproveite, reparta, recupere, reaja. Mudan챌a de hábitos de consumo e de como nos desfazemos de nosso lixo já é um primeiro e grande passo.
Vamos trocar idéias, e-mails e sermos fomentadores de uma corrente de consci챗ncia ambiental. N찾o temos outro lar sen찾o nesse planeta ainda azul.
A humanidade já ultrapassou em 20% a capacidade da Terra de se recuperar da agress찾o que vem sofrendo desde o início da era da industrializa챌찾o e que aumentou exponencialmente nos últimos 50 anos.
Pense duas vezes antes de comprar material plástico. Evite o uso de sacolas plásticas nos mercados e feiras. Leve de casa as suas boas e antigas sacolas de pano para ir às compras. Ao descartar seus dejetos, separe o lixo (para quem não sabe, posso dar dicas de como fazer). Vamos acabar com a idéia de que não somos responsáveis pelo lixo que colocamos do lado de fora de casa, que não somos responsáveis pelo que jogamos nesse baldinho preto do lado de nossas mesas de trabalho.

Um Oceano de plástico

Durabilidade, estabilidade e resist챗ncia a desintegra챌찾o. As propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplica챌천es e utilidades ao consumidor final, também o tornam um dos maiores vil천es ambientais. S찾o produzidos anualmente cerca de 100 milh천es de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fra챌찾o vem de terra firme.




No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentra챌찾o de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extens찾o, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Jap찾o e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milh천es de toneladas de plásticos de todos os tipos.
Peda챌os de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, t챗nis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.




O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos compara este vórtex a uma entidade viva, um grande animal se movimentando livremente pelo pacifico. E quando passa perto do continente, voc챗 tem praias cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.




Tartaruga deformada por aro plástico


A bolha plástica atualmente está em duas grandes áreas ligadas por uma parte estreita. Referem-se a elas como bolha oriental e bolha ocidental. Um marinheiro que navegou pela área no final dos anos 90 disse que ficou atordoado com a vis찾o do oceano de lixo plástico a sua frente. 'Como foi possível fazermos isso?' - 'Naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo'.

Pesquisadores alertam para o fato de que toda pe챌a plástica que foi manufaturada desde que descobrimos este material, e que n찾o foram recicladas, ainda est찾o em algum lugar. E ainda há o problema das partículas decompostas deste plástico. Segundo dados de Curtis Ebbesmeyer, em algumas áreas do oceano pacifico podem se encontrar uma concentra챌찾o de polímeros de até seis vezes mais do que o fitopl창ncton, base da cadeia alimentar marinha.


Todas a peças plásticas à direita foram tiradas do estômago desta ave

Segundo PNUMA, o programa das nações unidas para o meio ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinha todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.



Ave morta com o est척mago cheio de peda챌os de plástico

E para piorar essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo, na mais pura verdade de que o que fazemos à terra retorna à nós, seres humanos.


Fontes: The Independent, Greenpeace e Mindfully

Fiquei "chocada",

Beijinho,

Mayra



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados