Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: "PRODUÇÃO GLOBAL CRESCE EM TETE"
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: macedopinto2  (Mensaje original) Enviado: 28/07/2008 10:51
Produ챌찾o global cresce em Tete

Os indicadores do crescimento económico apontam que a produção global da província de Tete atingiu os 119 milhões de meticais nos primeiros seis meses deste ano, valor que representa uma subida de cerca de 27 por cento comparativamente a igual período de 2007. Estes números impressionaram o Presidente da República, Armando Guebuza, que na primeira reacção ao informe apresentado no último sábado, no primeiro dos cinco dias de presidência aberta àquela parcela do país, reconheceu que Tete não está estagnada, mas precisa de dar mais passos nas áreas do Ensino Superior e formação técnico-profissional. Maputo, Segunda-Feira, 28 de Julho de 2008:: Notícias
Alicer챌ado num bom desempenho na colecta de receitas públicas, o crescimento económico da província de Tete teve, igualmente, suporte das áreas de Agricultura e Pecuária, Indústria, Pescas e Transportes e Comunica챌천es, sendo de destacar a interven챌찾o, no sector agrícola, de algumas empresas de fomento de culturas de rendimento, como o tabaco, algod찾o e a paprica. Outro forte contributo veio do sector da Energia, que o informe do Governo de Tete considera estar a estimular várias iniciativas de desenvolvimento a nível dos distritos.

Com relação ao desempenho da província nos primeiros três anos do presente mandato, o informe do Governo provincial também se refere a um crescimento da produção global em cerca de 61 por cento, tendo passado de 274 biliões no triénio 2002-2004 para cerca de 443 biliões de meticais entre 2005 e 2007. Outra vez, o sector da Agro-Indústria surge como suporte deste crescimento, sobretudo devido à intervenção das empresas fomentadoras do tabaco e do algodão.

A visita do Presidente da República à província de Tete iniciou no distrito de Chiúta, em cuja vila-sede, Manje, desembarcou a meio da manhã de sábado, ido do Niassa. Ainda no período da manhã, Armando Guebuza orientou um comício popular durante o qual falou da solidariedade entre os homens como um instrumento de unidade nacional, fundamental para a vitória sobre a fome e a pobreza que continuam a afectar a maioria dos moçambicanos.

O Presidente da República falou também da revolu챌찾o verde como um desafio que se coloca aos mo챌ambicanos, o desafio de, segundo afirmou, rentabilizar o potencial agrícola de que o país disp천e, como s찾o os casos da abundante água do rio Zambeze, ou do clima, solos e demais recursos que a natureza tem depositados naquela regi찾o do país.

Armando Guebuza abriu espa챌o para que os populares apresentassem os seus problemas, tendo alguns dos interveniente se queixado de atitudes menos correctas manifestados por alguns servidores do Estado.
Sobre os sete milhões de meticais alocados aos distritos, que fazem o Fundo de Investimento em Iniciativas Locais, um dos intervenientes mostrou-se reticente quanto à profundidade do envolvimento das comunidades na sua gestão e ao impacto que tais fundos produzem na vida da população, posição rebatida pelo Chefe do Estado, que disse acreditar que a cada dia o mecanismo de controlo está a melhorar e que nalgum momento se vai atingir o ponto óptimo.

Ontem à tarde o Presidente da República chegou ao distrito de Marávia onde orientou um comício popular, uma sessão extraordinária do Comité Distrital da Frelimo, antes de reunir-se com jovens filiados na Organização da Juventude Moçambicana OJM. Orientou ainda uma sessão extraordinária do Governo distrital alargada ao Conselho Consultivo, visitou a feira de desenvolvimento distrital, tendo oferecido insumos agrícolas a algumas associações e produtores.

Hoje o Chefe do Estado é esperado em Mágoè.
Júlio Manjate


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados