Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: RESCALDOS DA VISITA PRESIDENCIAL A TETE
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: macedopinto2  (Mensaje original) Enviado: 31/07/2008 02:55
Há potencial ocioso por explorar em Tete - segundo o PR no balanço da visita de trabalho àquela província

A PROVÍNCIA de Tete precisa explorar melhor o seu potencial ocioso de desenvolvimento, por forma a complementar os avanços que vêm sendo alcançados sobretudo na área da agricultura. No entanto, e segundo o Presidente da República, que ontem concluiu a visita de trabalho de cinco dias que vinha efectuando àquela região, o alcance desse objectivo não depende apenas da vontade humana de o fazer, mas também, e sobretudo da capacidade técnica de execução das tarefas inerentes ao processo de desenvolvimento. Maputo, Quinta-Feira, 31 de Julho de 2008:: Notícias
Na hora do balanço da presidência aberta em Tete, Armando Guebuza mostrou-se satisfeito com os progressos que disse ter constatado no terreno, mas deixou claro que são vários os desafios que se colocam à província, um dos quais está relacionada com a necessidade de munir os jovens de conhecimentos e de capacidade técnica para transformar os sonhos em realidade palpável e com impacto visível na vida das comunidades.

A uma quest찾o sobre a leitura que se pode fazer do desempenho do projecto do Gabinete do Plano do Zambeze (GPZ), o Chefe do Estado disse ser justo que as pessoas questionem exijam que a empresa produza mais do que eventualmente está a fazer, mas recomendou que se trabalhe mais para ter o GPZ a intervir a nível daquilo que s찾o as suas responsabilidades e expectativas da popula챌찾o.

“Queremos o GPZ a produzir mais do que está a fazê-lo agora”, havia dito Guebuza, falando terça-feira, na vila-sede do distrito de Mágoè, na sequência da sua visita de trabalho de cinco dias a Tete.

Relativamente ao potencial de recursos minerais existente no distrito de Marávia, sobre os quais algumas pessoas se queixaram de estar a ser for챌ados a vender a pre챌os baixos, Guebuza disse ter notado que da parte do Governo provincial há ideias concretas sobre o que fazer em rela챌찾o a este assunto, referindo que, no diálogo com a responsável do pelouro na província, Adelaide de Sousa, ficou a perceber que havia clareza sobre o que fazer.

Sobre os sete milhões de meticais atribuídos aos distritos, o Chefe do Estado disse haver, no geral, progressos no que se refere aos objectivos, mas reconheceu haver problemas com o reembolso dos créditos cedidos às comunidades para financiar projectos de iniciativa local. Lamentou também que ainda haja distritos onde, segundo referiu, não há clareza sobre as prioridades que se devem dar na aplicação do dinheiro.

“Os sete milhões introduziram um elemento novo na maneira como encaramos as questões sobre a descentralização da gestão financeira. E este elemento novo aplica-se tanto para os dirigentes como às comunidades. O mais importante agora é que todos eles se adaptem rapidamente à nova situação para podermos avançar”, disse Guebuza.

De acordo com o Presidente da República, os problemas constatados na gestão dos “sete milhões” configuram, por isso, um desafio para todos, numa altura em que, segundo ele, a iniciativa cobre a totalidade dos 128 distritos do país, alguns dos quais já com evidências de crescimento gerado por aquele fundo.

Ontem, no último dia da sua visita a Tete, Armando Guebuza inaugurou, um novo sistema eléctrico no distrito de Changara, e as instala챌천es das Alf창ndegas de Mo챌ambique naquela província, que possui 1800 quilómetros de fronteira com o Malawi, Z창mbia e Zimbabwe, ao longo da qual foram instalados quinze postos fronteiri챌os formais.
Júlio Manjate


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados