Uma fotografia da equipa olímpica portuguesa a desfilar na cerimónia inaugural dos Jogos Olímpicos foi digitalmente manipulada e associa o nome de Portugal em chin챗s e a bandeira nacional a uma marca de dentífrico e a um sorriso perfeito.
A imagem está publicada no blogue do jornalista chinês Wang Xiao Feng, um dos mais visitados e comentados na China. (Veja link no fim do texto)
"Quando os atletas portugueses entraram no Estádio Olímpico com o cachecol metade verde e metade vermelho, lembrei-me logo da embalagem da marca de pasta de dentes Colgate", contou à Agência Lusa em Pequim, Wang Xiaofeng, o jornalista da revista Sanlian Life Week, autor da imagem.
O significado da palavra Portugal, que em chin챗s se diz Putaoya, foi o outro ponto de partida para a brincadeira, segundo explicou o jornalista.
"Putao" significa "uva" em chinês, e "ya" significa "dente".
A fotografia manipulada mostra a equipa portuguesa a sorrir para o público e a exibir cachecóis com o nome de Portugal escrito em caracteres na metade verde e a marca Colgate na metade vermelha. Wang encontrou a imagem dos atletas olímpicos lusos na página de Internet do jornal 'China Youth Daily' e recorreu ao Photoshop para a transformar.
Em declarações à Lusa, o jornalista chinês afirmou que, de Portugal, apenas conhece o futebol e a existência, "no passado", de "atletas portugueses muito fortes no atletismo".
"Estou curioso perante a reacção dos portugueses à imagem, se vão ficar zangados ou não", observou o jornalista.
A fotografia manipulada está no blogue do autor com o título "A objectividade de Portugal", onde a paródia com a equipa portuguesa recebeu 28 comentários em cinco dias.
"Muitos homens bonitos", comentou um dos leitores do blogue chinês. "Dói-me a barriga de rir", observou outro internauta, ou "a nossa objectividade é a falta de dentes", escreveu outra pessoa, numa comparação da imagem portuguesa com a realidade chinesa famosa pela falta de cuidado com os dentes.
Esta semana, a Organização dos Jogos Olímpicos admitiu que a menina prodígio que cantou "Ode to Motherland" durante a cerimónia de abertura dos Jogos fez playback porque a criança de sete anos detentora da voz angelical tinha um sorriso desalinhado que estragava a imagem perfeita que a China queria mostrar ao mundo. "à uma desgraça", afirmou Wang acerca do caso do playback.