GPZ financia processamento de cereais e algodão em Tete
08-Ago-2008
Uma fábrica de processamento de algodão e seus derivados, com capacidade laborar 10 mil toneladas por ano, será instalada próximo ano na região de Guro, província de Manica, no âmbito de um projecto do Gabinete do Plano do Zambeze (GPZ) que prevê, igualmente, a construção de uma outra unidade, no distrito de Angónia, em Tete, capaz de farinar 150 toneladas de milho e trigo por dia.
Entretanto, o desempenho do GPZ continua a suscitar reclama챌천es no seio das comunidades ao longo do vale do Zambeze, considerando que a sua presta챌찾o n찾o tem conseguido situar-se ao nível daquilo que s찾o as suas responsabilidades e expectativas das popula챌천es.
Um informe sobre o desempenho do GPZ ao nível da província de Tete refere-se igualmente a um projecto de instala챌찾o, em 2009, de uma unidade de reprodu챌찾o e engorda de gado bovino e caprino numa área concessionada de mil hectares na regi찾o de Ntemangau, distrito de Changara.
Trata-se, de acordo com o documento a que a nossa reportagem teve acesso, de um esfor챌o que se enquadra no 창mbito da revolu챌찾o verde, cujo objectivo de base é aumentar a produ챌찾o e a produtividade agrícola com envolvimento de empresas parceiras do GPZ.
Nos últimos tr챗s anos o GPZ em Tete potenciou ac챌천es nas áreas de fomento pecuário e de trac챌찾o animal, na senda do que adquiriu e distribuiu 170 juntas de bois, das quais 49 foram entregues em Zóbwè, 50 em Angónia, 13 em Macanga, 16 em Tsangano, 20 em Mutarara e 22 no Posto Administrativo de Doa, beneficiando um universo de 170 famílias camponesas.
Foram igualmente entregues aos camponeses de Chitima, Moatize, Mágoè e Marávia, 23 carro챌as, 48 charruas, 38 correntes e 23 sulcadores, instrumentos destinados a refor챌ar a capacidade produtiva e de gera챌찾o de rendimento para as famílias.
Abastecimento de água, reflorestamento e educação ambiental, melhoramento da qualidade das sementes e cração de condições para o acesso às tecnologias de informação e comunicação são outras acções priorizadas pelo GPZ na província de Tete.
Ainda durante o último triénio foram abatidos no matadouro Municipal de Tete, 3.008 bovinos,21.316 caprinos e 223 suínos, tendo sido adquiridas 662 cabe챌as de bovinos directamente dos criadores, a um custo or챌ado de 144.225 dólares norte americanos.
Entretanto, na sua recente visita à província de Tete, o presidente da República, Armando Guebuza, instou o GPZ a produzir muito mais do que tem feito presentemente, por forma a responder aos objectivos para os quais esta criado.