Lisboa, 20 Set (Lusa) - Os ministros da Saúde da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPL) aprovaram hoje no Brasil uma reorganiza챌찾o da coopera챌찾o em áreas como a forma챌찾o e investiga챌찾o, com vista a torná-la mais eficaz.
"Com coordenação, a cooperação é melhorada", disse à Agência Lusa a ministra portuguesa da Saúde, Ana Jorge, referindo que Portugal já tem "muitas acções de cooperação, especialmente com os países africanos e Timor", em que Portugal contribui com "formação de profissionais e na ajuda ao desenvolvimento".
Por seu lado, Portugal ganha porque "na forma챌찾o há um enriquecimento das nossas próprias compet챗ncias", argumentou Ana Jorge, acrescentando que na coopera챌찾o com o Brasil, Portugal tem a ganhar com as "áreas muito desenvolvidas em termos de saúde pública" daquele país.
0 plano vai ter efeito sobretudo através do interc창mbio de médicos, enfermeiros, investigadores, gestores e estudantes da área da Saúde.
O documento base do Plano Estratégico de Coopera챌찾o em Saúde 2009-2012 da CPLP prev챗 que as prioridades de coopera챌찾o sejam baseadas nos Planos Nacionais de Saúde de cada país e visa chegar a solu챌천es para os problemas de qualidade e quantidade de recursos humanos em cada estado-membro.
Forma챌찾o, informa챌찾o de saúde, investiga챌찾o, vigil창ncia de epidemias, socorro em emerg챗ncias e desastres naturais e promo챌찾o de saúde s찾o os principais eixos definidos pelo documento.
Os ministros da Saúde da CPLP agendaram também uma reuni찾o do grupo técnico que irá rever o documento base do Plano para início do próximo ano, em Angola.
A segunda reuni찾o de Ministros da Saúde, que aprovará o Plano, realiza-se em Abril de 2009, em Portugal.
APN.
Lusa/fim