Chimoio (Canal de Mo챌ambique) - Numa altura em que a província de Manica acaba de passar por momentos difíceis, causados pelas queimadas descontroladas de grande escala, que deixaram muitas famílias ao relento, sem comida, e sem roupa e cobertores, agora é o distrito da Macossa a viver momentos difíceis. Desta vez é a fome. A popula챌찾o está a sobreviver alimentando-se de tubérculos selvagens, segundo dados avan챌ados pelo respectivo administrador Jaime Gero. Segundo ele o número de famílias afectadas não é elevado mas seja como for são “cerca de trezentas famílias residentes da sede do distrito de Macossa”. “Estão a enfrentar fome. Este é o resultado da fraca produtividade da época agrícola passada que veio a ser agravada pelas queimadas que assolaram a província.
“Muninga”
Entretanto, na Macossa, a alternativa para se alimentarem e sobreviver é comerem tubérculos selvagens que se designam localmente por “muninga”. Admite-se que estes tubérculos possam ser um risco para a saúde humana. O administrador e outras autoridades no distrito avançam que caso não haja alguma intervenção de forma rápida e imediata muitas pessoas poderão vir ainda a juntar-se ao grupo dos que já estão a ser afectados pela “crise alimentar” na região. A «muninga» o tal tubérculo que constitui a aparente salva챌찾o das famílias que já se encontram a recorrer a ela, é confeccionado com Xima. Mesmo sendo a alternativa tudo escasseia.
Alternativas
Como forma de enfrentar a situa챌찾o, as autoridades preparam um armazém, onde as popula챌천es possam comprar produtos alimentares que se adquiram noutros pontos da província ou do país. Mas o tal projecto poderá levar tempo para a sua concretiza챌찾o, e daí no distrito já se pede apoio em géneros alimentícios. A fome sem precedentes na Macossa, está a atingir particularmente quem vive na periferia da vila sede. A Macossa foi sempre um dos distritos considerados como celeiros da província de Manica, mas nos últimos tempos tem vindo a sofrer de secas cíclicas o que aborta os esfor챌os empreendidos pelos camponeses na produ챌찾o de comida que nunca lhes faltou. (Jose Jeco) |