DN
Heroína, cocaína e haxixe vendidas em 'bar aberto'
Assassinou a m찾e dos seus quatro filhos e o namorado
DN
"Luvas" de tráfico de armas para Angola passaram por bancos portugueses
Mais de 21 milh천es de dólares recebidos por altos responsáveis do regime angolano no negócio ilícito da venda de armas da Rússia a Angola passaram por bancos portugueses. Os dados constam da lista de transfer챗ncias bancárias do caso Angolagate, cujo julgamento come챌ou em Fran챌a no dia 6 de Outubro e que envolve altas figuras do Estado franc챗s.
Público
Há menos seis mil carros por dia nas auto-estradas portuguesas
A maior concessionária de auto-estradas de Portugal, Brisa, registou menos seis mil carros por dia nos primeiros nove meses de 2008, em compara챌찾o com igual período no ano passado. A notícia avan챌ada hoje pelo "Jornal de Notícias" diz que a crise nos combustíveis e o pre챌o das portagens est찾o a fazer com que muitos condutores optem por outras alternativas.
Público
Loureiro dos Santos apela à “responsabilidade primária” de Sócrates para resolver problemas dos militares
Público
Horas a fio à espera na fila do desemprego
Centro de Emprego assiste cerca de 300 mil habitantes
O Centro de Emprego de S. Jo찾o da Madeira está a rebentar pelas costuras. Quem ali recorre passa horas em filas, desde madrugada, para ser atendido. Funcionários e servi챌os est찾o no limite perante a avalanche de solicita챌천es.
Quer faça sol ou chuva, o cenário repete-se todos os dias, semana após semana, mês após mês. Dezenas de pessoas chegam às primeiras horas da madrugada ao Centro de Emprego (CE) de S. João da Madeira e aguardam horas a fio para serem atendidas. É que, trata-se do único CE para uma população de cerca de 300 mil habitantes, dos municípios de S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Arouca, Vale de Cambra e Castelo de Paiva, com um total de cerca de 11 mil desempregados.
Encostadas à fachada do edifício, numa extensa fila, esperam pacientemente pelo momento de abertura daquele serviço, às 9 horas, altura em que é distribuída uma senha que lhes permite o atendimento. O grosso das deslocações verifica-se a partir das 6 horas, mas não há semana em que não se verifiquem casos de pessoas que ali estão desde as duas horas, pernoitando entre a parede do edifício e uma deslocação ao interior do carro parado em frente, enquanto um familiar ocupa a sua vez na fila.
"Isto não tem jeito nenhum", desabafavam, ontem, Ivan e Nuno Ribeiro, dois jovens desempregados que ali se encontravam desde as seis horas. "Devia haver melhores condições para não estarmos ao sol e à chuva", reivindicavam.
Opini찾o partilhada por Cristina Silvestre, uma professora desempregada, natural de Vale de Cambra, que, pelas 8 horas, já se encontrava na fila na companhia do bebé de quatro meses, numa altura em que chovia intensamente. "Tenho que estar aqui várias horas e sem ter a certeza se sou atendida", referia a docente para quem aquela situa챌찾o "n찾o tem lógica nenhuma". "Deveriam encontrar uma forma de resolver O problema", concluiu.
A directora do Centro de Emprego, Teresa Correia, conhece a situação e diz-se "incomodada" com estes episódios. Realça que todos os funcionários estão já a trabalhar "no limite" e muito para além do normal horário de laboração, para darem resposta às solicitações. Lembra que, diariamente, são atendidas cerca de 300 pessoas e faz questão de referir que todas as pessoas que chegam até às 9 horas não vão embora sem ser atendidas. Mas confirma que a espera pode ser longa.
Teresa Correia garante que as dificuldades sentidas no servi챌o foram já comunicadas superiormente, esperando, agora, uma resposta. Na sua opini찾o, o problema poderá ser minimizado com a disponibiliza챌찾o de um espa챌o mais amplo para acolher os servi챌os e a disponibilidade de mais meios humanos. "Estamos num esfor챌o enorme e ", concluiu Teresa Correia.
SALOMÃO RODRIGUES JN
Levou filhos aos sogros e entregou-se à GNR
Consumada a tragédia, José Luís Ferreira tirou os quatro filhos do quarto onde os fechara, e levou-os aos ex-sogros. Deixou ficar 50 euros e foi entregar-se à GNR.
RB in JN
Mais de nove mil doses de droga apreendidas
A Polícia Judiciária apreendeu cerca de 2000 doses individuais de cocaína, 3200 de haxixe e 4200 de heroína no 창mbito da opera챌찾o "Bar aberto", realizada em Santarém.
JN
Lojas e escola de Bragan챌a assaltadas
O centro de Bragan챌a foi assolado por uma onda de assaltos, que aflige os comerciantes. Só numa noite, foram furtados quatro estabelecimentos do centro da cidade e uma escola. A PSP admite ter identificado os assaltantes.
GL in JN
Compilado por SAO ALVES