Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: [Moçambique]: Em meio à crise mundial, Moçambique comemora o crescimento do país
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 03/11/2008 00:58
[
http://www.portugaldigital.com.br/noticia.kmf?cod=7842065&canal=213

Em meio à crise mundial, Moçambique comemora o crescimento do país

O investimento estrangeiro no país cresceu 700% entre 2006 e 2007, puxado pela instala챌찾o de fábricas e, em grande parte, pelas construtoras chinesas

Da Reda챌찾o, com ag챗ncia

Maputo - Enquanto a crise americana assusta todos os países do mundo, em Mo챌ambique, onde o capitalismo come챌ou há apenas 16 anos, o crescimento é comemorado, sobretudo com os investimentos estrangeiros.

Um dos símbolos do novo momento capitalista do país é a Bolsa de Valores de Mo챌ambique, no centro da capital Maputo. Há 20 anos, o país se encontrava no regime socialista e quase toda a economia era estatal. Criada no final dos anos 90, durante a transi챌찾o para o capitalismo, a bolsa come챌ou movimentando US$ 4 milh천es em títulos, quase todos de empresas recém privatizadas.

Hoje, o mercado financeiro moçambicano negocia US$ 350 milhões em títulos de empresas com capital aberto. Desde o começo do ano, o movimento cresceu 12%, mesmo em meio à queda das bolsas em todo o mundo.

O presidente da Bolsa de Moçambique, Jussub Nurmamade, reconhece que a bolsa de Maputo é minúscula para os padrões do mercado financeiro – apenas seis corretores operam comprando e vendendo ações – mas diz que as operações refletem o otimismo do novo empresariado nacional, conforme informou à BBC Brasil.

O sinal mais visível do crescimento econ척mico de Mo챌ambique está nas ruas. O governo diz que o investimento estrangeiro no país cresceu 700% entre 2006 e 2007, puxado pela instala챌찾o de fábricas e, em grande parte, por construtoras chinesas. Em Maputo, há diversos outdoors de construtoras "das quatro estrelas do Oriente" vendendo apartamentos.

No bairro de Zimpeto, 14 quilômetros ao leste do centro de Maputo, cerca de 100 operários chineses constroem o novo Estádio Nacional de Moçambique, com capacidade para 42 mil torcedores. O país quer receber as seleções de futebol na fase preparatória que antecede a Copa do Mundo de 2010, na vizinha África do Sul, o que daria um impulso ao crescente turismo.

"A crise financeira internacional tem impactos tremendos em diferentes países, mas nós n찾o vislumbramos isso, porque a nossa economia está resistindo bem", disse recentemente a jornalistas o ministro das Rela챌천es Exteriores, Olegário Balói.

Porém, embora ainda não se perceba sinais da crise financeira há temores no país de que qualquer tropeço da economia mundial possa reduzir o ritmo acelerado de crescimento – que é fundamental para combater a extrema miséria da população, o oitavo país com maior índice de pobreza no mundo


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados