Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: UM DIA DE ....MORTOS
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 4 en el tema 
De: m짧concei챌찾oalves1  (Mensaje original) Enviado: 02/11/2008 02:01
Pois é...estamos no Outono, no 1º de Novembro......Dia de Todos os Santos, que vem a seguir ao dia das Bruxas, que vem atrás do dia dedicado aos finados e que por consequinte, vai a romaria toda ao cemitério, mostrar a "Feira das Vaidades".
Eu explico (e vou cingir-me aqui, ao Norte, onde habito):
1º Passo, é ir lavar as campas para dar um ar mais airoso:
2º passo, é passar na cabeleireira, pois madame que se preze, n찾o visita os seus mortos com as melenas despenteadas; ás vezes uma passagem na feira de roupas,, vulgo Boutique Alcofa, ou na Loja do Shopping, pois uma roupa tem de condizer com o penteado.
3º passo, passar outra vez na florista, para ir buscar o tal arranjo de orquideas, e mais não sei que plantas e flores, "daquelas mais vistosas e bonitas, tá a ver? que a pindérica da maria do Lagar até se vai roer de inveja, aquela emprestável, que nem tomou conta do pai nem da mae, quer agora andar a exibir-se! E sem gosto nenhum, a sovina, ate nem gasta uns centimos numa coisa decente, são as flores da leira ! Eu não, ponho do bom e do melhor!"
E pronto, ai vai um arranjo de nunca menos de 50 euros "Só? Veja lá, n찾o quero fazer má figura! O que v찾o comentar os vizinhos! Ponha mais meia duzia de geribérias!"
E pronto, está feito o primeiro acto. Adelante.........
Saída do carro aos portos do cemitério, com 1 ou 2 arranjos (Caríiiiissimosssss!), nas maos e com ar compungido, colocá-los na campa, dos chorosos entes queridos.
Dignidade e um lencito para enxugar uma lacrima in su viso, muito oportuna !
Será de arrependimento? Nao sei, é capaz, só vai lá 1 vez por ano, neste dia.....
Conversa aqui e ali, cusca as novidades da terra e das gentes, acaba a rir e ansiosa por voltar as costas.
Hoje esta muito frio, amea챌os de chuva, umas pinguitas a cairem. Muito frio, n찾o faz mal...ali fora dos portoes do cemitério, competindo com os vendedores de flores e velas, há quem venda luvas e cachecois de l찾 e farturas, pipocas, cachorros e castanhas assadas...para aquecer o corpo e aconchegar a barriga...mais á frente (eu nem queria acreditar), na borda do passeio, vendem-se brinquedos da moda (aqueles animaizinhos que ladram, miam, vibram.....).
Vamos depressa para casa, que a obriga챌찾o está cumprida, vai dar futebol, a novela e quem se foi já lá está e para o ano há mais!
SAO ALVES


Primer  Anterior  2 a 4 de 4  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 4 en el tema 
De: antunesgalv찾o1 Enviado: 02/11/2008 05:21
Ó São A."retrataste " bem o que se faz nestes dias nos cemitérios deste pobre País à beira-mar plantado.Ontem e hoje aqui em Gaia(Cemitério de Santa Marinha) não se podia passar com tanto carro e tanta gente carregada de flores e velinhas.Até estava a P.S.P. porque o trânsito estava congestionado.Eu respeito os sentimentos e a tradição das pessoas mas não concordo com os excessos.As flores gosto de oferecer e receber nesta Terra em que vivemos agora.Já informei os meus familiares mais chegados que a minha vontade é ser cremada quando chegar a "minha hora".Não quero campas nem mausoléus e se fosse permitido(o que não é possível) nem sequer caixão e queria ser embrulhada numa capulana.Já me informei que existe um local chamado Roseiral, no cemitério do Prado, no Porto ,onde são deitadas as cinzas das pessoas que assim o desejarem.Fico chocada quando sei das cenas ridículas que se fazem nos cemitérios nesta data.Contava-me há pouco a minha prima Lena de Braga que hoje ouviu as "comadres" a gabarem-se no Cemitério de terem gasto mais de 200 € em flores e estarem a criticar a simplicidade de outras sepulturas.Tenho ouvido também relatar cenas de ralhos e desavenças entre famílias, em pleno Cemitério, por causa das campas onde estão uma variedade de restos mortais dos falecidos.Enfim!!! Manela.

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 3 de 4 en el tema 
De: mayra1950 Enviado: 02/11/2008 18:12
S찾o e Manela,
Realmente muito bem "retratado" pela São e muito bem respondido por Manela.
Eu detesto aglomerações, e, ixibicionistas é que não me atraem mesmo.
Vou muito, aonde estão os restos mortais dos meus familiares e amigos, deixo flores e permaneço lá um bom pedaço de tempo...me sinto bem com eles. Porém, o dia é escolhido por mim...
Beijinhos,
Mayra
P.S.
Olhem como lá é "tranquilo"!
Nem parece ser um cemitério!

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 4 de 4 en el tema 
De: antunesgalv찾o1 Enviado: 03/11/2008 02:12
Assim gosto Mayra!Que beleza... e que paz se deve sentir nesse lugar. Manela.


Primer  Anterior  2 a 4 de 4  Siguiente   Último  
Tema anterior  Tema siguiente
 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados