Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Doença do sono dificulta fomento de bovinos
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 08/11/2008 00:35
No sector familiar da Regi찾o Centro de Mo챌ambique
Doen챌a do sono dificulta fomento de bovinos

Maputo (Canal de Moçambique) – O fraco sucesso na criação de bovinos ao nível do sector familiar na região central de Moçambique, tem como a principal causa, a tripanossomose bovina, uma doença de sono que tem como o seu principal vector a Mosca Tse-Tse, e que neste momento atingiu proporções “alarmantes”.
Segundo conclusões de um estudo apresentado por Elisabeth Johanna Klara Specht, do Laboratório Regional de Veterinária em Manica, tornados públicos no primeiro Congresso de Medicina Veterinário de Moçambique realizado semana passada em Maputo, cujo lema foi “O papel do veterinário no Desenvolvimento de Moçambique”, “as infecções com tripanossomas, com grande impacto em bovinos, mas também em pessoas, subiram nos últimos tempos de forma alarmante”.
O Laboratório Regional de Veterinária, baseado na cidade de Chimoio, província de Manica, concluiu ainda que o fim da assistência gratuita ou subsidiada, a privatização ou abandono dos tanques carracicidas, o reassentamento da população (camponeses) em zonas infestadas pela mosca tsé-tsé causadora da doença do sono nos homens e animais, aliada a falta de conhecimentos (porque ano são providenciados) sobre os cuidados básicos por parte dos camponeses, são factores que tem como resultado numa “subida alarmante de infecções com tripanossomas”.
As prospec챌천es do referido laboratório veterinário, foram levadas a cabo no período, entre Janeiro de 2005 a Dezembro de 2007 em gado bovino na regi찾o centro do pais, e consistiram na recolha e analise de 9.933 (nove mil e novecentos trinta e tr챗s) esfregacos de sangue e tubos de hematocrito (condutores de sangue) provenientes em 166 locais de 19 distritos das províncias de Manica, Sofala e Tete.
Do total das amostras do estudo, 83,7 por cento foram trazidas da província de Manica, 4,9 por cento em Sofala e as restantes 11,4 por cento, na província de Tete.
As infec챌천es com tripanossomas na província de Manica, segundo as conclus천es, subiram de 24,3 por cento em 2005, para 46,5 por cento no ano de 2007. Na província de Sofala, as infec챌천es por esta doen챌a em animais (bovinos), foram detectadas em 19 por cento no distrito de Maringue, 41,9 por cento em Gorongosa. Finalmente na província de Tete, os casos foram detectados em Cahora Bassa na ordem dos 15,9 por cento, Angónia e Tsangano 50 por cento dos bovinos examinados.
Esses dados, foram comparados com os resultados levados a cabo pelo mesmo laboratório e pelo Projecto de Combate a Mosca Tse-Tse e as Tripanossomiases, na década de 90. O estudo recomenda, no entanto, às autoridades sanitárias e do sector da agricultura que providenciem medidas, algumas que passam pela transmissão de conhecimentos aos criadores, bem como a escolha de melhores locais de reassentamento, para inverter o actual cenário da doença do sono na região centro do pais, tido como de “alarmante”.

(Bernardo Álvaro)

2008-11-07 05:24:00


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados