Quem me conhece (acho que aqui não haverá muitos ), sabe que eu sou uma leoa (de signo) e por consequente, uma devoradora ...de livros.
Carrego livros para todo o lado, até para locais inpensados (não se riam...mas é verdade!).
Bom, ler, é um dos meus maiores prazeres, tirando a arte de culinária, artes(nomeadamente pintura) e bordados.
E como gosto de ler, assim gosto de escrever. Mas para quem me entenda e também gosto da reciprocidade, que infelizmente, não estou a constatar(irónica, hein, Mário? Era fatal que não o fosse!)
Bom, tirando o aparte acima, vou explicar o motivo que me levou a escrever estas breves linhas (favor comentar...é pedir muito?)
Estou a ler, apaixonadamente, um livro que encontrei, por mero acaso, numa feira de velharias, aqui de Viana. O livro, nem é velho, e esta em optimo estado, quase novo, a duvidar se teria sido lido.
O Titulo, é A NOITE DO LEOPARDO, de Wilbur SMITH, da Difusão Cultural.
O Autor, nasceu na Zâmbia, mas estudou e viveu na Rodésia.
Retrata a Rodésia pós independencia e...a chacina de elefantes e jogos de poder verificados lá, ate pelo actual presidente de má memoria e nome.
Um livro impressionante, que aconselhava a ler, ate porque, fala muito no Zambeze.
E, a paginas tantas (e esse o motivo que me fez escrever isto)le-se isto :Hà um vlho ditado matabele que diz:"O homem que bebeu das águas do Zambeze, volta sempre para delas beber novamente".
Tem várias expressões do Zambeze e descrições de paisagem e até de hábitos da zona.
È um best seller, de espionagem e mistério, que se devora (para quem gosta).
A mim, custou-me 5 euros, na dita feira, mas suponho que pelo nome e pela Editora, fácilmente chegam lá.
O autor vive presentemente na Cidade do Cabo, South Àfrica, estando portanto, bem ambientado a toda a vivência africana, aos jogos de corrupção e poder e a toda a mistica africana...
Recomendo.(Já pareço o Marcello Rebelo de Sousa, de saias.....quase que lá chego!)