Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
sopercheiro: A BELA OPERA CARMEN DE BIZET
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: percheiro  (Mensaje original) Enviado: 21/01/2009 14:38
 
Carmem é uma ópera em quatro atos do compositor francês do período romântico, com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, e baseada na novela homônima de Prosper Mérimée. A obra estreou em 1875, no Ópera-Comique de Paris, e é provavelmente, a ópera não-italiana com maior número de árias famosas.

Seu enredo conta a história de Carmen, uma linda cigana, que se apaixona pelo toureiro Escamillo, quando ainda era comprometida com o soldado Don José. O drama acontece na cidade de Sevilha e seus arredores. A história é repleta de momentos de amor e ciúmes, com desfecho surpreendente.

Sevilha na Espanha do séc XIX. Carmen é uma cigana que trabalha numa fábrica de tabacos. Sua beleza quente seduz os homens especialmente o inocente  soldado Don José que se torna completamente obcecado. Por esse amor, ele resolve abandonar a farda e torna-se o amante  até o ponto de fazer parte de um bando de contrabandistas, amigos da bela cigana. Pela liberdade de amar, Carmen acaba deixando o pobre amante para ficar com um famoso toreador. O soldado enfeitiçado então é tomado por um acesso de ira e ciúme.

Don José, sargento, namora Micaela mas é provocado por um cigana, a bela Carmen e fica encantado com esta.. José tenta reafirmar seu amor por Micaela, mas não consegue esquecer Carmen. Esta arma uma zaragata com as colegas na fábrica de cigarros onde trabalha. Don José é mandado pelo superior tratar do atrito e prender quem o provocou. Carmen, consegue manipulá-lo e foge.
 
Dias depois, numa taberna , algumas ciganas, entre elas, Carmen, dançam com os militares. Entra em cena nessa altura o toureiro Escamilho que dirige um galanteio a Carmen que se mostrou indifrente. Após a saida de todos, Carmen e Don José, trocam carinhos e Carmen consegue convencê-lo a deixar o exército e a juntar-se ao grupo de contrabandistas a que ela pertence. Ele deserta então.

Mas Don Jose consome-a com os seus ciúmes doentios. Carmen mostra-se farta daquela insegurança e pede a uma amiga que lhe leia as cartas , e estas indicam -lhe a morte como destino. Escamilho e Don José encontram-se no acampamento, e concluem que ambos disputam a cigana. O sargento desertor deixa temporariamente o acampamento de ciganos para ir ver a sua mãe que está a morrer. Escamilho anuncia que estão todos convidados para a próxima tourada.

Escamilho entra na praça de touros acompanhado por Carmen e é aplaudido pelo publico. Mas Don José estava lá e suplica que Carmen deixe o toureiro e volte para ele.
Carmen nega -se, e atira para o chão o anel que ele lhe tinha oferecido. Don José fica irado e atinge-a com um cutelo, provocando-lhe a morte. Terminada a faena, Escamilho contempla o corpo de Carmen no chão e Don José chorando ..
Espero tenham gostado desta ópera com um final triste, até á próxima.
São Percheiro


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados