CM
GNR fiscaliza seguranças
O Destacamento de Silves da GNR desenvolveu durante a madrugada de ontem uma operação de fiscalização direccionada, sobretudo, ao cumprimento da (...)
O controle nacional da segurança privada está nas mãos da PSP. Cabe, no entanto, a todas as forças de segurança e de investigação, actuar na sua área de competência.
Auxiliar de educação agredida
"Deu-me com a mão fechada um soco na cara que me apanhou o olho e o nariz e pôs-me a sangrar. Tive de ir de urgência para o hospital." Maria da Conceição Fernandes, de 45 anos, auxiliar de acção educativa, foi a última vítima dos casos de violência que se têm vindo a suceder na Escola Básica 2,3 Ruy Belo, em Monte Abraão, Sintra.
Conheço um caso em que uma “auxiliar” agrediu um jovem deficiente, em Braga. Por sinal, um jovem lindíssimo e que é calmo. Canta muito bem, mas é muito dependente. A dita foi julgada e “condenada”. O rapaz recebeu uma indemnização monetária. Nada apareceu nas notícias… Mas, para mim, a melhor justiça era que ela nunca mais pusesse os pés numa instituição. E ela continua lá…
Tio de Sócrates diz que filho queria facturar
Júlio Monteiro, tio de Sócrates, diz que o e-mail mandado pelo filho foi infeliz, mas que não foi feito com (...)
É a lei de mercado… A população já não acredita nos políticos portugueses por falta de credibilidade da justiça. Acho bem que sejam céleres nas investigações, quer neste caso, como no do BPN, BPP e BCP, etc. Sem interferências de qualquer natureza!
"Hoje é mais difícil prender”
Luís Batista, coordenador da secção de roubos da PJ de Lisboa, admite que a Lei trava luta contra o crime violento, depois de 2008 ter registado mais de 1500 assaltos à mão armada na área a sul das (...)
Não está nada fácil mas, mãos à obra!
JN
Mulher de 74 anos agredida e roubada dentro da própria casa
A.S.
Estão a ser procurados pela GNR os dois homens que, na manhã de anteontem, terão agredido e roubado uma mulher de 74 anos, na aldeia de Casais dos Montes, freguesia do Olival, concelho de Ourém.
Perfil: João Manuel Batista Romão
João Manuel Batista Romão, 49 anos, foi, há cerca de duas décadas, no Porto, um dos primeiros procuradores a investigar fraudes no Fundo Social Europeu.
Tribunais sem caixas multibanco
O Ministério da Justiça mandou retirar "de imediato" 32 caixas Multibanco existentes no interior de vários tribunais do país, revelou o secretário de Estado Adjunto e da Justiça.
Coloquem sistemas de pagamento automático nas secções dos tribunais. Mais vale prevenir que remediar, retirando as famosas caixinhas! Qualquer dia, terão que tirar as ATMs de todo o lado.
Apreendidas dezenas de réplicas de armas de fogo
SUSANA OTÃO
Dezenas de réplicas realistas de armas de fogo foram apreendidas numa loja, na Costa de Caparica. O material estava à venda para ser usado na prática de Airsoft - modalidade desportiva de tiro táctico -, mas encontrava-se em situação ilegal.
Armas de fogo… é o que parece haver por aí aos magotes. Oficialmente, falam em cerca de 1. 400. 000 armas ilegais mas, parece-me que o número é curto.
Já se ouve por aí, a população a reclamar que quer uma lei igual à americana, para que os cidadãos possam adquirir armas legais para sua defesa, das suas famílias e bens!
“Há uma explosão de jovens a praticar crimes”
Na primeira entrevista a um jornal desde que, em Março do ano passado, assumiu funções de director da Polícia Judiciária, João Batista Romão disseca o panorama actual da criminalidade. Preocupa-o o aumento do crime violento - em consequência da crise -, agravado pelo facto de haver cada vez mais jovens a enveredar pela delinquência.
Tenho constatado –in-loco- que me diz que isto não é nada. Por enquanto. A situação evoluirá negativamente, cada vez mais. Os jovens não têm rumo e agrupam-se. Quando se juntam, praticam acções muito más… que não são notícia, a maioria das vezes porque não são do conhecimento judicial e jornalístico. E riem-se dos polícias na sua cara!
Assaltaram "take away" em menos de um minuto
NUNO SILVA
Quatro encapuzados não precisaram de mais de 40 segundos para assaltarem um "take away", em Gondomar. Atacaram perto da hora do fecho e, de pistola em punho, ameaçaram funcionários e roubaram o dinheiro da caixa.
Juiz devolve arma a GNR acusado de homicídio
NUNO MIGUEL MAIA
Um militar da GNR de Matosinhos acusado de homicídio vai voltar a usar pistola. Uma juíza de instrução tinha-o proibido de usar arma no exercício da sua profissão. O tribunal que o vai julgar considerou ilegal a medida de coacção.
'Já não se pode deixar a chave na porta quando se sai'
GLÓRIA LOPES
Assaltos a lojas, agressões e roubos junto a caixas Multibanco e a suspeita de que um homem, de 91 anos, foi roubado e agredido dentro da própria casa, deixaram com medo a população de Rebordelo, Vinhais.
Já não se pode deixar a casa fechada a sete chaves… sequer, que eles levam tudo. Com o agravar da crise social e sem leis adequadas, a criminalidade só tem que aumentar.
Também é necessário investir em novas cadeias, uma vez que as actuais apresentam um índice de saturação.