Aquela parlamentar afirmou que desde a realização das primeiras eleições multipartidárias, em 1994, o partido Frelimo tem estado cada vez mais a ocupar e a consolidar o espaço político na província de Tete. “Vamos agarrar na questão das eleições como o ponto máximo que resulta do relacionamento do partido com a população. Então, a Frelimo vai ocupando cada vez mais o espaço, o número de deputados é cada vez maior e nós acreditamos que cada vez mais vamos consolidar as nossas conquistas”, disse.
Açucena Duarte e outros parlamentares da bancada maioritária esteve afecta ao Município de Moatize, no âmbito do agradecimento da população pelo voto de confiança depositada ao partido Frelimo e seus candidatos nas eleições autárquicas de 19 de Novembro último e da abertura do ano político de 2009.
Questionada sobre as grandes preocupações colocadas pela população a nível da governação revelou que se referem à necessidade de maior protecção pelo Estado, água e educação. Na Vila de Moatize, por exemplo, os munícipes querem uma maior presença do Estado no relacionamento com o sector empresarial.
Disse que o ano de 2009 é de extrema importância para a província de Tete, um ano que exige muita organização e preparação para garantir e consolidar a vitória eleitoral e assim aumentar o número de assentos na Assembleia da República.
“Tete é uma província promissora e do balanço que nós realizamos sob o ponto de vista económico sentimos que a província teve um grande crescimento, nomeadamente a nível das infra-estruturas, onde iniciou o processo de reabilitação duma grande rodovia que criava muitos constrangimentos à população que é a estrada de Chitima até Mucumbura passando por Magoe. O grande sonho da linha de Sena está a pouco e pouco a realizar-se. A linha já chegou a Mutarara e este ano o comboio vai voltar a apitar. Moatize já tem água, que era uma grande preocupação da população. Conseguimos reabilitar o sistema de abastecimento de água”, disse.
Houve também grandes avanços sob o ponto de vista social. A nível do ensino, Açucena Duarte afirmou que a Universidade é hoje uma realidade na província, quer de carácter público, quer privado. Porém, o sector da Saúde está com um grande desafio, que é a cólera que já ceifou algumas vidas humanas.
“Estamos em época chuvosa e temos o problema de saneamento. Isso traz-nos problemas. De facto, a situação da cólera preocupa-nos sobremaneira”, disse, acrescentando que as campanhas de sensibilização da população para a prevenção da doença sobretudo a nível das zonas rurais são extremamente importantes, com enfoque na forma como os alimentos são manuseados.
Afirmou que as estruturas da Saúde têm estado a fazer um trabalho de extrema importância para evitar que a doença se alastre e dizime mais vidas humanas.
Açucena Duarte disse que sob o ponto de vista do emprego, há boas perspectivas com a implantação de empresas como Vale do Rio Doce e Rivers Dale e outras companhias mineiras.
O sector de energia está a registar uma expansão enorme a nível da província. Distritos como Mágoe e Chifunde, que no passado não eram abastecidas de energia da Hidroeléctrica de Cahora Bassa hoje estão electrificados, num processo que deverá terminar em 2009, abrangendo todos os restantes distritos e trazendo enormes vantagens em diversas áreas de actividade.