<<... "Ninguém comete erro maior do que não fazer nada, porque só pode fazer um pouco"...>> (Edmund Burke)
De: S.S. Potêncio, ® Os Gambuzinos (230)
Em virtude do desvirtuamento dos principios morais, éticos, patrióticos e até - de certa forma - profissionais, levado a efeito, pelos nossos ilustres politicos sucessores do esquema de governação tipicamente luz & tano, há 34 anos, mais 10 meses e 3 dias com umas quantas horas desde então, hoje podemos aplicar o já tão surrado chavão do conhecido tecido popular "casa onde não há pão"!!!... não se podem fazer sandwiches de morte a dela, a da pátria que agoniza a cada nova bazófia lançada ao ar no circulo "xuxialista" das conversas de beira mar, durante estes dias do entrudo.
Como ainda estamos todos bem lembrados, para cumprir a tradição que já vem desde os tempos do Ti Dom João I quando ele "engatou" a marcha à ré na "cantada " que ele deu, em Sua Majestade a Princesa Dona "Filipa" a de Lencaster (data vênia)...falecida de morta matada pela peste negra... o país cumpre sempre, religiosamente, o seu destino de viver num plano inclinado em direcção à cauda da Europa.
- O perigo está cada vez maior em se colocar o poder em quem tem a função pública, de empurrar a Torre do Tombo, que mais parece um interminável trambolhão para a obscuridade do abismo que se herda das luzes da Ri Balta vinda do Bruxo Elas... e aatão lá bai!!!
Certa vez uma família inglesa foi passar as férias na Algarvia região do Bar La Vento e... No decorrer de um dos passeios, em romaria pelos vales da serra do Caldeirão, em que se transformaram as Colónias de Férias dos Europeus - entusiasmados pelos resultados da investigação da "Scot Land Yard" onde; criança desaparecida nunca mais pode voltar a aparecer!... eles viram uma pequena casa de campo, que lhes pareceu boa para passar as férias do próximo verão...
Foram falar com o proprietário da tal casa,... Um Poeta popular que tinha um pastor alemão, e combinaram alugá-la para uma temporada no verão seguinte... se por acaso o São Pedro não viesse atrapalhar os planos de saúde, planos de viagens, e planos de matar o tempo... nem que fosse a beber aguardente de medronhos de contrabando, trazida de Ayamonte, escondida em pranchas de surf feitas com fibra de vidro da Marinha Grande.
- Quando já estavam de volta à Inglaterra, eles, a tal familia Inglesa, discutiram muito sobre a plantaforma da casa. - De repente a senhora lembrou-se de não ter visto lá o W.C. - E acto contínuo, a confirmar o sentido prático dos ingleses, escreveram logo imediatamente para confirmar o tal detalhe; a carta foi escrita assim:
“Caro e Gentil Ti Zé Pô Vinho!...,
Olhe... Sou membro da família inglesa que há pouco o visitou aí, com o fim de arrendar a sua propriedade no próximo verão. - Mas... Como esquecemos de um detalhe, muito agradeceríamos que nos informasse onde é que se encontra o W.C.???”
O Ti Zé Pô Vinho, por falta de costume, não compreendeu bem o significado da abreviatura W.C. e como tinha notado a religiosidade do casal, que até foi a Roma falar Ku Pápa... julgando tratar-se da capela da seita inglesa White Chapel, respondeu nos seguintes termos:
Minha Cara e Gentil Senhora, lá da terra dos Bifes de Vaca Louca,..
Tenho o prazer de comunicar-lhe, que o local do seu interesse fica a 12 quilômetros da casa.
+ É muito comodo, sobretudo se existe o hábito de "voismecê" ir lá freqüentemente.
* Eu me apercebi-me da sua grande fé nas coisas que vem desse recanto de Deus e... Nesse caso é preferível levar comida para passar lá o dia inteiro.
+ Alguns vão á pé, outros vão de bicicletas.
- Há lugar para 400 pessoas sentadas e umas 100 ou mais...em pé, e recomenda-se chegar cedo para arrumar lugar sentado, pois os assentos são de veludo.
* As crianças sentam-se ao lado dos adultos e todos cantam em côro...com a força de um autêntico coral.
Na entrada é distribuída uma folha de papel para cada um; porém... se alguém chegar depois da distribuição do papel, "voismecê" pode usar a folha do vizinho ao lado.
* A tal folha deve ser restituída na saída do W.C. para poder ser usada durante o mês todo... que me parece que "voismecê" vai querer passar as férias todas lá...
Aaaaahhhhh e tem mais!... Existem amplificadores de som para quem gosta de cantar.
- Tudo o que se recolhe lá... é para as criancinhas pobres da região.
- Fotógrafos especiais tiram fotos para os jornais da aldeia, a fim de que todos possam ver os seus semelhantes no desempenho de um dever tão humano...
Assinado : UUU (três cruzes porque o dono da casa é analfabeto, mas assina por extenso)
Esta resposta foi devidamente encaminhada ao departamento de investigação especial, através do serviço secreto de Sua Majestade a Ti Lizabeth que determinou mudar a cor da White Chapel porque na Inglaterra ela é a dona da Igreja toda... è tudiiiiinho dela, para se diferenciar das casas Algarvias que são todas da mesma cor...
(sim!... para quem não traduziu ainda a sigla W.C. o "white Chapel" significa Casa Branca que em Português também se pode dizer C.B. (ou por alegoria sintaxiana = Casa de Banho)...
--- Por hoje ficamos por aqui, na Praia do Zumbi... que é um Deus de origem Africana que todos conhecem, mas nunca ninguém o viu, e vos dedicamos umas quadras do velho e mal conhecido Fado Cu imbrão :
O Sol Anda Lá no Céuuuuuuu!...
Tão contente atrás da Luaaaaaaa!...
- E nós dormimos ao léuuuuuuu!... alguns já no olho da Rua!!!! etc e tal e coisa...
Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano - O Home de Caravelas - Mirandela
http://osgambuzinos.blog.com