Assim era antigamente, toda a moça casadoira tinha de ter todos bons dotes. Muitas vezes só tiravam o ensino básico, pois os recursos económicos eram escassos, mas aprendiam a ser umas perfeitas donas de casa.
Aprendiam pintura, bordados tudo que era relacionado com trabalhos manuais, culinária, e elas mesmo bodavam o seu enxoval que toda a mãe se presava para dar ás filhas.
Assim elas teciam belos bordados e lindas rendas, e assim aqui temos uma bela toalha de mesa bodada a ponto de cruz
enquanto namoriscavam de baixo do olhar atento da mãe, e muitas vezes a presença severa do pai, que enquanto lia o jornal, não tirava os olhos da filha não fosse o malandreco por a mãozinha de fora... era assim naqueles tempos.
Depois as belas rendas para adornar os lençois de puro linho, as fronhas e até os toalheiros de banho.
Temos então os Bilrros trabalhados com seis agulhas
Esta renda é oriunda do Brasil não se sabendo ao certo a data exata, mas é muito linda e trabalhosa, muito usada em França Italia Bélgica e não só.
Temos ainda os usados então Panos de Tabuleiro bordados com bainha aberta, e assim as moçoilas desse tempo, quando o namorado saloio não aparecia para namorar, se juntavam os grupos de raparigas, e ao som de alegres cantares iam tecendo aquele que seria o seu enxoval de noiva.
E por hoje é tudo, amanhã volto.
São Percheiro