Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
sopercheiro: BORDADOS PELAS MOÇAS CASADOIRAS
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 3 en el tema 
De: percheiro  (Mensaje original) Enviado: 11/03/2009 22:00

Assim era antigamente, toda a moça casadoira   tinha de ter todos bons  dotes. Muitas vezes só tiravam o ensino básico, pois os recursos económicos eram escassos, mas aprendiam a ser umas perfeitas donas de casa.

Aprendiam pintura, bordados tudo que era relacionado com trabalhos manuais, culinária, e elas mesmo bodavam o seu enxoval que toda a mãe se presava para dar ás filhas.

Assim elas teciam belos bordados e lindas rendas, e assim aqui temos uma bela toalha de mesa bodada a ponto de cruz

 

enquanto namoriscavam de baixo do olhar atento da mãe, e muitas vezes a presença severa do pai, que enquanto lia o jornal, não tirava os olhos da filha não fosse o malandreco por a mãozinha de fora... era assim naqueles tempos.

Depois as belas rendas para adornar os lençois de puro linho, as fronhas e até os toalheiros de banho.

Temos então os Bilrros trabalhados com seis agulhas

Esta renda é oriunda do Brasil não se sabendo ao certo a data exata, mas é muito linda e trabalhosa, muito usada em França Italia Bélgica e não só.

Temos ainda os usados então Panos de Tabuleiro bordados com bainha aberta, e assim as moçoilas desse tempo, quando  o namorado saloio não aparecia para namorar, se juntavam os grupos de raparigas, e ao som de alegres cantares iam tecendo aquele que seria o seu enxoval de noiva.

E por hoje é tudo, amanhã volto.

São Percheiro



Primer  Anterior  2 a 3 de 3  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 3 en el tema 
De: potencio Enviado: 12/03/2009 10:23
De: S.S. Potêncio, Ai que saudades dos meus tempos de Escola- quando acabavam as aulas de admissão ao Liceu, eu desenhava emcima dos tecidos de linho brancoe sede as figuras de floresque depois a minha irmão e futuras cunhadas os haveriam de bordar... uns para usar no dia do casamento e outros pelo resto da vida... Enfim ... HISTÓRIAS DE FIQUE SÃO... PERCHEIRO! E DE CHEIRO EM CHEIRO... VOS DEIXO AQUI UM GRANDE "CHEIRO" E UM XI - CURAÇÃO BEM APERTADO! Silvino Potêncio- O Home de Caravelas-Mirandela

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 3 de 3 en el tema 
De: potencio Enviado: 12/03/2009 10:27
CONTINUO COM O PROBLEMA DE NÃO CONSEGUIR CORRIGIR "ON LINE" OS MEUS TEXTOS E POR ISSO A DIGITAÇÃO SAI ERRADA MAS... QUEM SABE UM DIA DESTES EU VOLTO AO RÊGO!!!??? abraço a todos os amigos do CAFE ZAMBEZE e... que tal relembrar essa grande figura de MOÇAMBIQUE mas que honrou e continua a honrar POrtugal "ad eternum"... aqui fica no Blog o meu testemunho.


 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados