De: nhungue |
Enviado: 23/03/2009 21:19 |
Potencial Geológico da província é RIQUEZA ou “BLUFF” ?
A cidade de Tete fez 50 anos no sábado
* Em Maputo várias palestras e actividades assinalam esta semana a efeméride
Na 4.ª feira, de novo no Hotel VIP em Maputo, o Dr. Ilídio de Assunção Godinho, irá dirigir uma palestra de “Análise do Sector Carbonífero na Província de Tete”, para logo de seguida, o Dr. Mário Deus e o Dr. Amad Valy falarem do “potencial geológico da província de Tete” e colocarem na mesa a pergunta: RIQUEZA ou “BLUFF”?
A cidade de Tete celebrou meio século de existência no sábado último, 21 de Março. Esta semana, em Maputo, a partir de hoje, vai-se começar a assinalar a efeméride com diversas palestras, espectáculos musicais e actividades desportivas que culminarão com um convívio na FACIM, no próximo sábado, aberto a todos os interessados, precedido, logo pela manhã da «Légua 50 anos de Tete»
Do programa dado a conhecer ao «Canal de Moçambique» pelo economista Ragendra de Sousa constam as diversas actividades das celebrações em Maputo. Hoje, às 17h30, numa das salas do Hotel VIP, o Prof. Dr. Carlos Serra falara da “História de Tete e Lutas de Resistência” abrindo o ciclo de palestras alusivo à data. Logo a seguir, no mesmo local, o Prof. Dr. Ragendra Berta de Sousa e Filzberto Ferrão abordarão o tema “Economia e Perspectivas de Desenvolvimento da Província de Tete”.
Entre 24 e 26, com inauguração às 17 horas de terça-feira, a Fortaleza de Maputo acolherá uma exposição multicultural, com expositores diversos, de artesanato, pintura, fotografia, etc.
Na 4.ª feira, de novo no Hotel VIP em Maputo, o Dr. Ilídio de Assunção Godinho, irá dirigir uma palestra de “Análise do Sector Carbonífero na Província de Tete”, para logo de seguida, o Dr. Mário Deus e o Dr. Amad Valy falarem do Potencial Geológico da província de Tete e colocarem na mesa a pergunta: RIQUEZA ou “BLUFF”.
Na 5.ª feira o palestrante será o Padre Vicente Berenguer que deu a conhecer ao mundo através do Times de Londres o mais terrível crime da guerra colonial, o Massacre de Wiriamu. O tema será precisamente “Os massacres de Tete” com “especial atenção ao de Wiriamu”. Logo a seguir, ainda no mesmo hotel, os generais Mariano de Araújo Matsinhe e José Moiana, este reconhecido como quem dirigiu a abertura da «Frente de Tete», falarão do “Papel da Província de Tete no Desenvolvimento da Luta Armada” empreendida pela Frente de Libertação de Moçambique e que terminaria com o reconhecimento pela administração portuguesa do direito à autodeterminação e independência nacional.
CANAL DE MOÇAMBIQUE - 23.03.2009
|
|