<<... Um homem que não chora, tem mil razões para chorar... >> (Sérgio Porto)
De: S.S. Potêncio, ® Os Gambuzinos (236)
A felicidade de um povo, qualquer que seja, em algum ponto do globo terrestre, ela depende sempre do seu relacionamento com os seus lideres políticos, lideres econômicos, lideres "xuxiais" e sobre tudo comunitários!... aqueles que ficam nas vizinhanças de cada comuna, mesmo não sendo comunistas...
- Hoje recebemos aqui uma gravação em vídeo, acompanhada de um texto do ilustre colega, o Ti Luiz Arias Manzo, Fundador do Movimiento Poetas Del Mundo,... que congrega Poetas, Escritores, Intelectuais e formadores de opinião em todas as partes do mundo. Estamos espalhados por mais de cem países... - Esta agremiação integra cerca de cinco mil cabeças pensantes, entre as quais nos incluímos nós, (( http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_europa.asp?ID=5033)) que, por força da sua natureza individual, se manifestam através dos diversos meios de comunicação social disponíveis nos dias actuais, nas suas línguas de origem ou na língua universal do amor ao bem em detrimento do que nos parece mal!... e, por esse mesmo meio queremos vos transcrever aqui algumas partes desse "manifesto" o qual consideramos deveras oportuno em ano de eleições... em época de reflexões, em tempos de política dos empurrões, e simbólicamente fazendo gestos para estas situações, que já se avizinham no "recto ângulo" de visão Luz & Tana actual!...
Diz-nos o eloqüente poeta Chileno: ""...Arias Manzo, entre otras cosas, denunció ese macabro sistema de exclusión insistiendo en que “por muy modesta que sea una candidatura presidencial, mientras se trate de una propuesta para Chile, los medios de comunicación tienen el deber y la obligación de informarle al país”. Somos testigos de que en Chile no se informa y que para el poder, ya sea político y económico, sólo existen dos candidatos presidenciales, el de la derecha pinochetista y el de la otra derecha, según las expresiones de Arias Manzo...""!
Embora estejamos convencidos de que a grande maioria dos leitores não terão dificuldade em ler e interpretar a citação original acima descrita, nós fazemos também a nossa versão em língua Portuguesa para os acordados e os desacordados como também para os interessados e/ou desinteressados das coisas colectivas do nosso “pobo” segue;
""... Arias Manzo, entre outras coisas, denunciou esse sistema macabro de exclusão, (*) insistindo em que << por muito modesta que seja uma candidatura, enquanto se trate de uma proposta para o país, os meios de comunicação teem o dever e a obrigação de a divulgar e informar ao país>>. Somos testemunho de que o país não se informa e que para o poder existente, quer seja político ou econômico, só existem dois candidatos, o da direita Pinochetista... e o da outra direita, segundo as palavras expressas de Arias Manzo...""
Do nosso ponto de vista imediato, existem aqui algumas similaridades, algumas similitudes, algumas poucas aparências e muitas iludências quanto ao regime instalado após o rescaldado movimento das MFA (Muita Farda À balda...) da qual resultou um degredo das forças produtivas em beneficio do infrator activista confesso das suas atitudes anti-patrióticas de então.
Todavia!... como os leitores muito bem sabem, quem está de fora "racha lenha"... e, depois das nossas ultimas esperanças se terem esvaído na forma de "cavacos" esparsos pela vontade das conveniências, conluios, conchavos, acertos e desacertos do "rachar da lenha", em volta da lareira primaveril, nós dizemos simplesmente!... Ah mãe!!!... pátria, que tais filhos paristes!... que olham muito mais para o próprio umbigo do que para o horizonte do pôr do sol, atrás das infinitas águas oceânicas de um fugaz Atlântido império solidário, destituído de preconceitos solitários da raça humana, que se apaga a cada noite que se aproxima.
Nem tudo esta perdido!... dizem os mais puritanos adoradores de Dom Dinis El Rey trovador de Portugal, em meandros escuros versos sorrateiramente revelados à sua Amada, e escondidos à sua Rainha Mãe que, além de Santa, ela nos tirava os espinhos das Rosas e dos Cravos... antes de seguirmos para a cruz da vida de cada um!!!!... ide e lembrai-vos... vós sois os escolhidos pela maioria da ínfima minoria que vos elege.
Cá da diáspora, nós apenas levantamos o lenço branco da despedida, da saudade, da distância que aumenta... e jamais se transforma em doce revolta ao lar que nos viu nascer...por isso somos "Retornados²" ( RETORNADOS AO QUADRADO LUSITANO) eternamente.
(*) alusão directa ao recente proposto pelo governo “xuxialista”, de tudo fazer para excluir a participação em massa daqueles que por obras do destino, da “santa terrinha” apenas enchem a alma de saudades, lá longe na distante esfera de influência par lamentar, lamentar e nada mais...
Abraço forte com amizade!
Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano - O Home de Caravelas - Mirandela
- Eterno RETORNADO² LUZ & TANO...
http://osgambuzinos.blog.com
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_europa.asp?ID=5033