Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: Papéis de Salazar já estão a salvo na Torre do Tombo
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 2 en el tema 
De: mariomarinho2  (Mensaje original) Enviado: 18/04/2009 14:22

Papéis de Salazar já estão a salvo na Torre do Tombo

 
Os papéis de António Oliveira Salazar que andavam perdidos já estão a salvo na Torre do Tombo. Milhares de documentos oficiais da Presidência do Conselho, das décadas de 30 a 50 foram descobertos num armazém do Estado.

Um contínuo andava de olho nas pastas, que se encontravam mais ou menos perdidas, num armazém do Estado em Queluz.

O director da Torre do Tombo, assim que os levou para os arquivos afirmou tratarem-se de um dos mais importantes achados dos últimos tempos.

São milhares de pastas, quase três mil, da Presidência do Conselho de Ministros de 1938 a 1957, um período que passa pelo inicio do Estado Novo, final da Guerra Civil Espanhola e toda a 2ª Guerra Mundial.

Segundo admitem alguns historiadores contactados pelo jornal Público, esta documentção pode obrigar a alterar algumas teorias sobre o Estado Novo e também trazer informação para documentar com mais rigor o papel português durante a 2ª Guerra Mundial, como por exemplo o contrabando, açambarcamento e especulação de preços.

A mão de Salazar em toda a vida política portuguesa está bem documentada nestes despachos do Conselho de Ministros, alguns redigidos pelo punho do chefe do Estado Novo.

Havia um controlo efectivo do sistema de informação, daí se pode perceber que o chefe do conselho tinha uma completa noção da importância dos sistemas de informação

Cartas, ofícios, relatórios, mapas, petições, telegramas, álbuns fotográficos, material histórico que pode vir a confirmar ou a desmentir algumas informações já publicadas sobre o Estado Novo, num período que estava em branco no arquivo de Salazar.

A Torre do Tombo pretende que depois do Verão, os documentos estejam prontos para consulta, mas para o final deste mês já está prevista uma apresentação pública para mostrar esta preciosidade da história portuguesa mais recente.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1205351

 

 

 


Primer  Anterior  2 a 2 de 2  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 2 en el tema 
De: potencio Enviado: 18/04/2009 15:17
De: S.S. Potencio Sem dúvida muito importante esta noticia. Contrao que nos é habitualvou transcrever a noticia"in toto" em outros portais para divulgação... assim no futuro alguém terá que prestar contas aos vindourosdisto!


 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados