Para aqueles que acreditam que boa vida é sinónimo de cidades internacionais, aqui fica o recado: a cidade de Lisboa tem melhor qualidade de vida do que Madrid, Roma ou mesmo Nova Iorque.
Em 215 cidades avaliadas, a capital portuguesa surge em 44º lugar do 'ranking' de qualidade de vida, com uma pontuação de 100.3 pontos, à frente de destinos como Nova Iorque (100.0), Roma (98.9) ou Madrid (100.2).
Os números são da edição de 2009 do estudo anual "Worldwide Quality of Living Survey" da consultora Mercer, que também revelam que Viena é a cidade do mundo com melhor qualidade de vida, com uma classificação de 108.6 pontos.
Depois da capital austríaca segue-se Zurique, que foi considerada a melhor na edição de 2008.
Cidades europeias são as melhores
As cidades europeias dominam o 'top 10' mundial da qualidade de vida. Para além da líder Viena, as dez melhores cidades para viver incluem nomes como Munique, Dusseldorf e Frankfurt.
Londres e Paris surgem em 38º e 33º lugar, respectivamente. A capital londrina manteve a mesmo posição do ano passado, enquanto que Paris subiu um lugar.
De acordo com o mesmo estudo, as cidades com pior qualidade de visa são Brazzaville, no Congo, Ndjamena (Chade), Bangui (República Centro-Adricana) e Bagdade. A capital iraquiana aparece mesmo no último lugar do 'ranking', com apenas 14.4 pontos.
Os critérios de avaliação
Todas as cidades são classificadas em relação a Nova Iorque, cidade à qual foi atribuída uma pontuação base de 100 pontos. Cada cidade é avaliada de acordo com 39 critérios, que incluem factores políticos, sociais, económicos e ambientais.
Outros factores analisados são a segurança pessoal e saúde, educação, transportes e outros serviços públicos.
O estudo tem o objectivo de dar uma ajuda a governos e empresas multinacionais nos processos de transferência de colaboradores para projectos internacionais.