As universidade de Aveiro, do Minho, Técnica de Lisboa e o Instituto Politécnico de Tomar estão entre as 65 instituições de ensino superior de 16 países europeus que demonstraram «excelência» na aplicação do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) e do Suplemento ao Diploma (DS).
Segundo a Comissão Europeia, estes dois instrumentos europeus que tornam o ensino e a aprendizagem mais transparentes e facilitam o reconhecimento de estudos e qualificações.
Os rótulos ECTS e DS para 2009 serão distribuídos esta noite pelo comissário europeu para a Educação, Formação, Cultura e Juventude, Ján Figel, na presença do Vice-Ministro para os Assuntos Europeus do Ministério da Educação, da Juventude e dos Desportos da República Checa que assegura a presidência da União Europeia, Jakub Dürr.
«As instituições às quais são atribuídos os rótulos constituem exemplos notáveis do empenho em abordar de forma séria a mobilidade académica europeia num sector - o do ensino superior - em pleno desenvolvimento», disse Ján Figel.
O ECTS tem por objectivo tornar o ensino e a aprendizagem mais transparentes e facilitar o reconhecimento dos estudos.
O rótulo DS é um documento anexado a um diploma de ensino superior com o objectivo de melhorar a «transparência» internacional e de facilitar o reconhecimento académico e profissional das qualificações (diplomas, graus académicos, certificados, etc.).
As quatro instituições do ensino supeior portuguesas receberam o rótulo ECTS e as universidades de Aveiro e do Minho acumulam este com o rótulo DS.
Lusa/SOL
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=138168&tab=community