Ban Ki-Moon junta-se às pessoas que no mundo inteiro «desejam felicidades pelo seu 91º aniversário» ao primeiro presidente negro da África do Sul. Na mensagem a ser lida a 18 de Julho, dia de anos, é sublinhado «o seu empenho para uma África do Sul democrática e multiracial, a sua procura pela justiça, a sua vontade de se reconciliar com aqueles que mais o perseguiram, são alguns dos sinais de um homem marcante».
O presidente da Assembleia geral das Nações Unidas (ONU) saudou calorosamente a campanha mundial para fazer do aniversário de Nelson Mandela, uma jornada anual para celebrar esse grande homem e os valores e princípios por si encarnados. «Espero que a jornada Mandela seja, a breve trecho, celebrada como uma jornada internacional das Nações Unidas, para servir de inspiração, em particular entre os jovens, e o convite na união dos esforços para as campanhas urgentes e complexos na luta contra a pobreza, o racismo, a ignorância e a violência», afirmou Miguel d'Escoto Brockmann.
Celebridades do mundo da música e do espectáculo como Stevie Wonder e Aretha Franklin participarão em concertos e outras cerimónias de aniversário em Joanesburgo, África do Sul, e Nova Iorque, Estados Unidos da América. A primeira dama francesa, Carla Bruni, é uma das personalidades políticas que se junta a esta jornada, com o objectivo de recolher fundos para a luta contra a Sida.