... Mudam as moscas, mas...
De: S.S. Potêncio,
Lá pelos idos de 22 de Maio de 1987, o jornal "O Emigrante" do Rio de Janeiro, nos deu a honra de publicar um pequeno texto da nossa autoria cujo original era assim:
... tem a palavra... Silvino Dos Santos Potêncio - Natal - Brasil (Presidente Fundador do Clube Português de Natal)
"... Opinião << SINOS A REBATE>>..."
Se nós tivéssemos o dom da caricatura, além da satisfação de exprimir as dores espirituais brincando, ainda nos restaria a paz de consciência de divertir os demais. Assim, como que num "cartoon" imaginário, coloquemos o primeiro ministro do nosso país dependurado nos sinos da Assembleia Legislativa, rodeado de vários deputados e outros que tais.
- Todo mundo grita...
Fogo!!!!, Aqui há Fogo!...
O Governo vai cair!... Chamem os "bombeiros" da Democracia!
- Fogo!... aqui D'El Rey que o Povo está a ser usurpado!
- Que é dê o Rey?...
- Épáaaa... aguenta aí que agora já não tem Rey nem Roque. - Tem sim um Presidente da Répùblica que foi ao Brasil com 160 convidados...
- Isso tudo?... Nem Dom João levou tanta gente quando fugiu do Napoleão, e diziam que este era Bon-Na-Parte!!!???...
- Pois é, mas este é Bon-Na-Partida!
- Sai daqui com o "combustível" que os emigrantes mandam para a "santa terrinha" e vai fazer turismo com as divisas que os "Turistas" vão deixando por aí. - O pior é na chegada!
- Saiu com um governo formado e entrou desgovernado, com todo o mundo aos empurrões, sem saber bem em que capítulo da constituição se insere esta crise. Até se transformou em "Pero-Vaz-De-Caminha" e escreveu para o Palácio das Necessidades a dizer (lá no Rio de Janeiro) que aqui em Lisboa estava tudo bem... Tudo sob controle, e a transcorrer dentro daquilo que o "Caminha" acha que é normalidade constitucional!...
Bonito!!... então agora, de cada vez que há fogo, os "bombeiros" vão para o estrangeiro, para escreverem de lá e fazerem o relatório?!...
- Nada disso. A crise já vinha a fermentar desde que o "general" deixou de ter lenha para se aquecer. Aí surgiu uma "fogueirinha" de silvas, deitaram-lhe um "Cavaco" por cima e o fumo atrapalhou a visão do "Conclave"!
- Enapáaaa, essa conversa está-me a cheirar a "eleições" e isso significa despesas!
- Tudo bem, e daí!?... O homem disse lá no Brasil que a inflação do próximo ano é capaz de ser inferior à da maioria dos países europeus!!!
- Só se for a de todos juntos!...
- É isso mesmo. Ele também disse lá no Brasil que agora em Portugal temos 320 milhões de consumidores!
- Eita!,... povo consumidor p'ra danado!
=====
Esta, meus caros companheiros emigrantes, seria uma das múltiplas maneiras de ver o nosso querido Portugal dos últimos dias de Março de 1987 e, como não podia deixar de ser, tinha também que ter uma história do 1º de Abril pelo meio. Mas,... essa deixamo-la para outra oportunidade na qual emitiremos a nossa opinião, (*) talvez em circunstâncias melhores ou, pelo menos, com outros personagens que não atentem tão despudoramente contra a nossa diginidade de cidadãos livres, nascidos num país onde; se os sinos baterem a rebate, todos tenhamos oportunidade de contribuir de corpo e alma para a sua recuperação, para o seu engrandecimento e, acima de tudo, onde haja homens com vergonha suficiente para não fugir da "raia" nas horas que a pátria precise deles!...
***
(*) Eis-nos então aqui nesta nova oportunidade... E lá se passaram já 22 anos!... e ainda continuamos a receber as mesmas "moscas"!... tenham dó!
Abraço a todos e até breve... e, nunca se diga Adeus para sempre!
Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano - O Home de Caravelas - Mirandela
Ex Combatente - Ex Retornado² Luz & Tano - Ex criba avulso - Ex molé do IARN...
http://zebico.blog.com
http://osgambuzinos.blog.com
http://osnizcaros.blog.pt
E.T. esta crónica vai em homenagem ao artista "Parafuso" de Moçambique, pelo seu Fado dedicado a todos os "emigrantes e Retornados"!... Obrigado!!!!