Não se assustem.
Tratou-se de um programa que vi ontem no Canal Odisseia, um dos meus favoritos.
Um viajante ingles por 3 paises que passam pela linha de capricornio, em àfrica: Africa do Sul, Moçambique (Têm lá uma placa alusiva) e Madagascar.
Bom, trata-se de um mix de viagem politico-geografica, hábitos, economia, e costumes,desde danças a culinária e hábitos locais, fauna e flora.........muito cultural e interessante. Por exemplo, sabiam que em Madagascar um prato nacional é a sopa de penis de Zebu?(uma coisa com....metros......)![](http://images.multiply.com/common/smiles/smile.png)
![](http://images.multiply.com/common/smiles/smile.png)
O que mais me chamou a atençao, foi a grande diferença entre o lado ingles e o lado moçambicano da fronteira...sendo comum a ambos, os terrenos da reserva do Kruger Park.
Do lado de Moçambique, o subdesenvolvimento, pobreza e desleixo, é evidente por demais.
Agora pergunto eu - (e desculpem o desabafo):
Que foi feito em Moçambique nestes cerca de 35 anos pós independência?![](http://images.multiply.com/common/smiles/confused.png)
Pelo que vejo, Moçambique tem regredido no tempo e, tirando a capital, o interior esta deserto e pobre e as cidades capitais...com falta de tudo. E uma apatia imensa.......![](http://images.multiply.com/common/smiles/sad.png)
O que me revolta, o que me doi, a mágoa que tenho, é que tive que vir embora da minha terra, como se fosse uma criminosa, apelidada de capitalista, colonizadora, racistas e por ai ´em diante. Eu, com 18 anos , estudante, que nem sabia o que era racismo, tinha amigos de todas as raças a entrarem diariamente pela porta, ajudamos tanta gente, sem olhar a cor ou credo, so pensava em estudar, praia, cinema, namoriscar...foi duro, muito duro.![](http://images.multiply.com/common/smiles/cry.png)
Agora a ver certas imagens, as memorias voltam, e vejo o novo estilo de capitalismo lá implantado, onde os pobres continuam mais pobres, sem prespectivas de futuro, educaçao ou meios sanitarios, definhando com a sida, analfabetos, rotos, exploração infantol, trabalho de menores, nas mesmas palhotas, sem água, saneamento basico, luz, descalços e rotos...![](http://images.multiply.com/common/smiles/angry.png)
Os tais revolucionários, esses, ah, esses! engordaram as panças e os bolsos, com o tal capitalismo e exploraçao de que eles eram contra!
Apesar de vir para aqui contrariada, é aqui que eu trabalho, meus filhos estudam e eu sou assistida, mal ou bem...mas assistida. Onde é o meu vizinho que me dá a mao, se preciso for, nao o povo heroico e revolucionário de moçambique...é aqui que pago os impostos e sou mal ou bem governada...é aqui que vivo e respiro.![](http://images.multiply.com/common/smiles/embarassed.png)
Em suma, quero dizer, que apesar da grande saudade, aqui é agora a minha terra. E que me desculpem, mas eu nao enterro a cabeça na areia. Sou racional, logica e sei ver as coisas.
Diificilmente iria la, ou antes, lá nao voltarei...quero ficar com boas recordaçoes, mas o futuro é aqui.
Depois do que vivi, e do que vi, no tal programa, estou triste e decepcionada...tanta dor, tanto odio, tanto sofrimento, para quê? Verem outros bem recebidos e já nao tratados de exploradores ou capitalistas? ![](http://images.multiply.com/common/smiles/angry.png)
Outros que nem de lá sao, e que nos enxovalharam , mas a nao fazerem nada pelo povo moçambicano?E so, porque o dinheiro e as riquezas naturais falam mais alto?![](http://images.multiply.com/common/smiles/sad.png)
Então, para esses, de certeza, Moçambique não é um dos países mais pobres do mundo...a mentalidade de muita gente responsável, é que será...pobre e criminosa.![](http://images.multiply.com/common/smiles/angry.png)
![](http://images.multiply.com/common/smiles/thumbs_down.png)
![](http://images.multiply.com/common/smiles/bat.png)
Desculpem o desabafo..............
SAO ALVES![](http://images.multiply.com/common/smiles/kiss.png)