Construção da linha-férrea Moatize-Nacala arranca em Dezembro
Quarta, 07 Outubro 2009 10:00 Redacção
O ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, anunciou, ontem,
que o governo dispõe de 500 milhões de dólares para o arranque, dentro de dois meses, da construção da linha-férrea que vai ligar as minas do norte de Moatize ao porto de Nacala. Segundo Zucula, o fundo é resultado de doações dos governos holandês e dinamarquês, assim como da União Europeia.
De acordo com as previsões do governante moçambicano, o empreendimento, que deverá apoiar o escoamento de produtos em Tete, estará pronto em 2015.
As linhas-férreas moçambicanas, bem como os portos e minas do país, estão a recuperar lentamente da guerra civil brutal que terminou em 1992. Há três anos, as linhas-férreas de Sena, num total de 670 quilómetros, e que ligam o porto da Beira a Moatize, foram desminadas.
De acordo com a BBC, a linha nunca foi completamente remodelada, e o porto da Beira encontra-se actualmente incapaz de acolher embarcações de grande porte.
O ministro Paulo Zucula salientou que a nova ferrovia vai ligar a linha de Sena a um sistema de ligação entre o porto de águas profundas de Nacala, no norte de Moçambique, e Malawi.
O mesmo responsável acrescentou que parte do novo financiamento vai ser canalizado para a drenagem do porto da Beira.
Os três principais portos de Moçambique, nomeadamente, Maputo, Beira e Nacala, são estrategicamente importantes para o país.
http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=2891:construcao-da-linha-ferrea-moatize-nacala-arranca-em-dezembro&catid=38:economia&Itemid=181