Para ajudar na recuperação de constipaçoes e gripes, seguem algumas dicas:
- Não descuide do consumo de proteínas magras (aves, peixes, ovos, quinua, amaranto, arroz + feijão, lentilha, grão de bico, cogumelos etc), são elas que formam os anticorpos que irão combater os vírus.
- Evite o consumo de leite e derivados que aumentam ainda mais a produção de muco nos pulmões. Busque o cálcio em outras fontes vegetais (repolho, couve, tofu, sardinha, folhas de nabo, mostarda fresca, gergelim, feijão branco).
- Coma abacaxi que possui bromelina, uma enzima que ajuda na diluição e eliminação do muco.
- Tome chá de gengibre com mel e rodelas de limão com casca.
- Inclua no seu cardápio uma deliciosa Canja. Essa preparação tão tradicional e reconfortante, contém um aminoácido chamado cisteína que é liberado durante o cozimento do frango. A cisteína age de forma semelhante a acetilcisteína, droga prescrita pelos médicos a pacientes com bronquite e infecções respiratórias. Sendo assim, a canja ajuda a diluir e eliminar o muco dos pulmões. Então vamos a uma receita de canja.... com arroz selvagem! Ou se preferir, com arroz integral.
Ingredientes
- 1 xícara de arroz selvagem
- 6 xícaras de água
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 1 talo de salsa
- 1 kg de frango (peito e coxas)
- 3 cravos-da-índia
- 1 folha de louro
- 200 g de cogumelos
- 3 dentes de alho esmagados
- óleo de canola
- 1 colher de chá de tomilho
- caril a gosto
- azeite de oliva extra-virgem
Modo de Preparo
Coloque o arroz selvagem para cozinhar em seis xícaras de água fervente. Cozinhe por cerca de 50 minutos ou até que o arroz esteja no ponto. Corte a cenoura ao meio no sentido do comprimento, a cebola em quatro e a salsa ao meio. Coloque os pedaços de frango em um panela grande e acrescente os legumes, os cravos e a folha de louro. Cubra com a água e leve ao fogo baixo, fervendo por cerca de 50 minutos. Retire os pedaços de frango e os legumes. Coloque o caldo na geleira por 2 duas horas para que a gordura se separe. Elimine a pele do frango e desfie grosseiramente. Corte a cenoura cozida em cubinhos. Fatie finamente os cogumelos e refogue, com o alho, em uma panela grande com um pouco de óleo de canola até estarem macios. Acrescente os cubinhos de cenoura e o tomilho, misture bem e coloque o arroz selvagem. Salpique com sal de ervas e caril. Refogue por um minuto e acrescente o caldo já desengordurado. Ferva por dois minutos e sirva corrigindo o tempero. Coloque um fio de azeite ao servir