Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
geral: CAPULANAS
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: shanti593  (Mensaje original) Enviado: 16/10/2009 13:27

Qual a história por trás desses lindos panos africanos, com as mais variadas estampas e padronagens que  inspiraram coleções como as de Lino Vilaventura e Vide Bula na última edição do SPFW?

A gente nem imagina como cada desenho pode ter tanto a contar.

As tradições e a cultura africana escondem nessas estampas história, costumes e uma riqueza de combinações de cores e formas que encheram nossos olhos quando foram usadas em  coleções apresentadas na última semana de moda de São Paulo.

Como amiga de uma moçambicana, fui buscar mais informações sobre as famosas Capulanas que todo semestre ela traz de Moçambique, porque este verão promete ser  "africanamente" estampado.

Esse modo de se vestir com Capulanas, como chamam os moçambicanos, surgiu no século XIX, quando as mulheres começaram a comprar lenços de tecido de algodão estampado e colorido, trazido pelos mercadores portugueses do Oriente para Mombaça.

Ao invés de comprar um a um, mandavam cortar seis quadrados de uma vez, dividiam este pano ao meio e costuravam o lado mais comprido fazendo o que chamaram de  CAPULANA de 3X2 lenços.

Depois era só envolver o corpo, amarrar com mais ou menos estilo e a moda impunha-se à medida que cada vez mais mulheres faziam o mesmo.

As capulanas podem ser o símbolo da riqueza que uma mulher possui. Foram presentes de homens que as cortejaram, o marido que as amou, o genro que está interessado na filha, enfim. Estas capulanas a dona não usa, as guarda como tesouro. Só uma ocasião muito especial as fará sair à luz do dia.

É tradicional em Moçambique que se dê de presente capulanas às filhas quando vão se casar, à futura nora, etc.

As capulanas também são muito presentes nos rituais. A viúva usa uma para cobrir a cabeça e o rosto no enterro do marido, como se fosse uma forma de "cobrir o choro".

Cada padronagem e estampa pode significar alguma coisa. Há padronagens especiais, bem específicas que só os curandeiros ou advinhos podem usar. Uma pessoa comum não se atreveria a usá-las, pois seria considerado uma falta de respeito.

As Capulanas em apenas duas ou três cores, por exemplo, azul-escuro como cor de fundo, com motivos pequenos e delicados em branco, quando ligadas duas a duas com um bordado aberto ou renda no meio, chama-se MUCUMI e só é usada pelas mulheres mais velhas, como por exemplo, a mãe da noiva no dia do pedido de casamento.

Os modos de amarrar as Capulanas variam de acordo com os países da África e nós ficaríamos surpresos com as variedades de amarrações e efeitos que eles conseguem fazer com estes panos. O livro "Capulanas & Lenços" traz algumas ilustrações que nos ensinam como amarrar as Capulanas.

By"Do que elas gostam"



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados