<<... A omissão colectiva, por mais bem intencionada, traz sempre mazelas que jamais serão consertadas de nenhum dos lados da moeda!...>>
De: S.S. Potêncio, Erros & Oh Missões no Ultramar Português!!!...
Corria devagarinho o ano de 1974 na Santa Paz Celestial do Palácio de São Bento, quando de repente,... não mais que num repente!... de glória duvidosa, ela,... a “foi-se” embora com o Martelo, de braço dado com a G3, e a FN, e mais umas quantas “zarabatanas” feitas de Cana da Índia já então amortalhada, Cravo ao peito, e pendurado na alça das calças curtas dos “putos” do Colégio Militar,... e lá resolveram os dois, todos juntos em simbologia com a Unidade Nacional que era o Povo de Portugal em franca ascensão, como num parto natural... sem dor, se alevantou em armas e bagagens para armar um barraco nas portas do quartel do Carmo, para exigirem o fim das oh missões de serviços à Pátria!
Na prática os filhos da Mãe... Pátria que os lambeu, de novos,... eles já estavam cansados de tanto benesse, de tantas oportunidades que o Santo Pai do Céu lhes tinha concedido nos últimos oito séculos de história que aquilo era um desaforo!... “kumé kus americanos” que nunca foram lá essas coisas, em matéria de navegação além esquina da Rua do Ouro, nem da Prata, eles chegaram à Lua sem nos avisar, hein?...
Aquilo era uma chatice!,... um ram-ram típico das gentes sem visão "ultra-galactoicanina" (*) , melhor dizendo, galacticaniana (entenda-se que no primeiro verbete se idealiza a teoria do cão que investia as suas melhores armas vindas da então Uniâo Só Vi ética anos mais tarde!!!...e o segundo verbete, ele é precisamente uma cópia do ponto de vista do velho Ti Soljnitzen, quando ele viajou de férias para o Arquipélago (Go)ulag...
Não!... cá no “puto” nós não embarcaríamos nessa carruagem... o velho Sud-express o do Ocidente, que saía da Estação de Santa Apolônia com destino a Austerlitz... ele era muito freqüentado nos anos 30, 40, 50 e Se Senta aí no Vagão das mercadorias, pelos adeptos do passeio nas calçadas do Cais do Sodré!
Bastava a malta do Bairro Alto, soltar um lamiré a dizer que iam mandar mais uma meia dúzia de companhias de Caçadores, de Cavalaria de “Pacassas” para o mato... e prontos!, era aquela berraria desgramada, que mais parecia uma bando de cabritos desmamados às portas da Curriça... para saírem!... e nunca para entrarem no pasto dos Pastores Anglicanos ou dos velhos Razputin de boa memória!
(*) apenas para lembrar aos navegantes que naquele tempo os Russos tiveram uma diarréia do Gagar in pleno céu Azul ...e resolveram mandar lá primeiro uma cadela, a “laika”!... que não sabia tocar a “balalaika” e por isso quando o Kumité perguntou a ela qual era a música la´de cima?... ela respondeu no microfone: au-au!!! ... aqui em cima está já um partido que se chama America Union, por isso não adianta virem cá com a União Nacional de voismecês!!!...
Foi então que os velhos “Ir ós do mar” resolveram inovar... (a rima é pura coincidência). Feitas as contas na ponta do lápis. Consultado o Home do Monóculo que tinha o posto no poleiro mais alto do Burgo Militar, e precisava de um trampolim para se guindar ao posto de Mar & Shall, custasse o que custasse... até mesmo uma traiçãozita de meia tijela.. Ele ordenou e fez-se!!!... fez-se um telegrama em código para o quartel de Abrantes, com aquela velha recomendação!... e também um das Caldas para a rectaguarda, estratégia para lá e risotas para cá... lá se encheu o tanque das Chaimites, com o ultimo lote de gasolina dos Bidon Villes que vinham dos poços de Belas e também dos poços do Mar de Cabinda e, prontos... lá partiu então a “garraiada” rumo à capital... mas!... e o Povo? ... perguntavam os mais cepticistas do momento!...
O povo!!!???... esse é quem mais ordenha!... pelo menos é o que reza a música do Ti Zeca Afonso já execrado da ideologia “xuxial ad temporum”!!!... por isso não vai o gato às filhoses, nem às rabanadas!!!... respondia-se às gargalhadas... aposto que quando lhe dissermos que o governo caiu de maduro, ele, o Povo... é o primeiro a se omitir, e foi!...
O Povo se omitiu, se escondeu atrás das falácias de uma meia dúzia de visionários.
O Povo se omitiu e deixou à sua sorte quase dois milhões de cidadãos sem bússula, nem azimute que lhes desse um rumo de vida digna. O Povo se omitiu e deu liberdade a quem quisesse ir para onde quisesse que fosse... e ele sem mais delongas ou alternativas ele foi, mundo afora em debandada... ontem,... como hoje ainda vai!
O povo criou assim uma classe social de “Retornados” cuja roupa suja há-de levar séculos para clarear a mancha, façam o que fizerem!
O povo se omitiu e não voltou às origens... quem estava na estranja por lá ficou porque : vale mais um melro na mão do que dois pardais no beiral de São Bento e os políticos que se virem... foi a resposta do povo... Hoje o mesmo Povo aí está... sem eira nem beira, porque os erros históricos se repetem... são cíclicos!
Esperemos que até as omissões sejam temporais.
Eis o cordeiro da mutação!... ali nasceu assim o nosso moderno Código Dá VintchCinco de Abriu-loooooooooooo!... onde cada um diz o que lhe vem à cabeça não importa aonde esta esteja!
Aqui neste espaço “xuxial” por excelência é assim que pensamos. Quem pensar de modo diferente dê um passo em frente e mostre as provas.
- - - Há-de haver por aqui sempre um Juiz "Meretrizimo" para julgar “causos” e casos de desamor ainda que praticados de ambos os lados das margens do Rio Coina antes de ele desaguar na lama do Mar da Palha, cada dia mais próximo da desertificação lunar... ou seja andam todos com a cabeça na Lua e o Povo adora sonhar!... andar em sonhos e com a cabeça na Lua, é sempre algo indiscutível. Então para quê erros e Oh Missões?!... isso nunca mais! Isso dá vômitos de cor verde... Nojentos!
Silvino Potêncio – Emigrante Transmontano
O Home de Caravelas – Mirandela
Ex Retornado – Ex Combatente – Ex Comungado do IARN
Ex Patriado Voluntário “ad óque droga de vida”!!!
http://osgambuzinos.blog.com http://zebico.blog.com