Um comunicado do Comando-Geral da PRM, recebido na nossa Redacção, indica que para se cumprir com esta garantia, a Polícia vai recorrer a todas as suas unidades e sub-unidades, contando igualmente com a harmonia e o civismo de todos os cidadãos.
Recentemente, o Comandante-Geral da PRM, Jorge Khalau, veio a público afirmar que a corporação vai envolver todos os seus homens no cumprimento desta missão, contando ainda com um reforço dos agentes que serão graduados, dentro de alguns dias, no XIV curso de formação de policias na Escola Básica de Matalane.
Sem avançar números dos efectivos a serem destacados para todo o país, Khalau disse que a Polícia fará tudo para evitar a ocorrência de situações que perturbem o ambiente de tranquilidade durante as festas de Natal e do fim-do-ano. Falando num encontro com os agentes económicos da capital do país, o Comandante-Geral assegurou que também seria reforçada a segurança nos estabelecimentos comerciais e outros de prestação de serviços públicos e privados.
Ainda neste quadro de festas seguras e tranquilas, a Polícia insta a todos os cidadãos a não queimarem objectos pirotécnicos, devendo fazê-lo apenas à meia-noite do dia 31 de Dezembro durante dez minutos, depois de observados todos os aspectos de segurança.
Apela-se igualmente para a necessidade de as pessoas não fazerem justiça pelas próprias mãos, participando às autoridades policiais todos os actos tendentes à perturbação da ordem no seio das comunidades, bairros ou zonas residenciais.
E para fazer face à crescente ocorrência de acidentes de viação, a PRM recomenda aos automobilistas a pautarem pela prudência ao volante, evitando consumir bebidas alcoólicas quando vão conduzir.
Outra medida apontada para evitar desastres é o respeito pela lotação de viaturas e o limite da velocidade fixada nos termos da lei, segundo indica o comunicado da Polícia, que acrescenta que todos os automobilistas são obrigados a respeitar os sinais de trânsito.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/935182