PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA
E ACRENARMO
ENCONTRO EM LISBOA
Aproveitando a presença em Lisboa do director de desenvolvimento turístico do Parque Nacional da Gorongosa, Dr. Vasco Galante, envolvido nos trabalhos da representação do mesmo Parque na Bolsa de Turismo que tem estado a decorrer e terminou hoje na FIL, o presidente da Associação Cultural e Recreativa dos Naturais e ex-residentes de Moçambique, Paulo Batista, teve um encontro com este responsável com o propósito de lhe transmitir a disponibilidade da ACRENARMO de promover junto dos seus associados a divulgação deste importante santuário da vida bravia de Moçambique e, também, sugerir o estudo de possíveis formas de cooperação entre as duas instituições.
Esta louvável iniciativa do presidente da ACRENARMO, vem na sequência de uma nova política da direcção que o mesmo encabeça há pouco mais de um ano, que é a de alargar a acção da associação a um campo cada vez mais vasto de actividades, dando primazia sobretudo aquelas que permitem uma maior aproximação dos naturais e ex-residentes de Moçambique à terra onde nasceram e viveram.
Esta abordagem permitiu a ambas as partes identificar algumas das possíveis formas de cooperação, que podem ser concretizadas num futuro próximo, nomeadamente as que envolvem acções de solidariedade e dentro destas as relacionadas com as crianças das regiões periféricas do Parque, em idade escolar e que são em número de muitos milhares, praticamente todas elas carenciadas de material escolar e de roupas. Numa escala diferente, mas ainda em relação à juventude que vive no interior, o Dr. Vasco Galante enumerou casos de jovens filhos de camponeses que completaram já a 12ª classe, e muitos deles falando até inglês, que estão privados de continuar a estudar porque os seus pais não têm posses para os manter na cidade da Beira, onde há Universidade. Esses jovens, muitos deles de inteligência acima da média, estarão condenados a uma vida idêntica à dos seus progenitores, de pobreza e de carências de toda a ordem uma vez que a única entidade empregadora da região é o Parque e este já tem os seus quadros super lotados!
Uma outra área onde a ACRENARMO pode colaborar, é na mobilização de pessoas interessadas em apoiar o projecto de restauração da Gorongosa, sensibilizando-as a contribuírem com fundos para a compra de animais que é necessário serem ali reintroduzidos, como são aquelas espécies que mais foram dizimadas e cuja recuperação natural se constata não ser viável, como é o caso das Zebras, Gondongas, Elandes, Bois-Cavalo e até Búfalos. Em relação a esta última espécie, referiu o Dr. Vasco Galante, há já um caso concreto de angariação de fundos (4.000,00 €), para compra de dois búfalos, efectuada por crianças de uma escola de Braga que ficaram muito sensibilizadas depois de assistirem a uma exposição de fotografias, palestra e filmes da Gorongosa.
Foram ainda abordadas outras formas de cooperação, como cedência de fotografias e outro material informativo do Parque para exposição e distribuição pela ACRENARMO, assim como eventual apoio do Parque aos visitantes que ali forem através desta associação.
Naturalmente que este encontro foi a primeira de futuras abordagens que poderão conduzir a resultados satisfatórios para ambas as partes, considerando que o Parque Nacional da Gorongosa é um dos mais desejados locais de destino das pessoas que visitam Moçambique e, também, que a ACRENARMO (única associação de naturais e ex-residentes deste país) está empenhada em proporcionar aos seus associados, sem qualquer interesse financeiro, viagens ao país que foi berço de muitos milhares de portugueses, a maioria esmagadora dos quais preserva o grande amor por essa terra e grande amizade pelo seu povo! Ao mesmo tempo, a sua acção como coordenadora dessas viagens e também como sensibilizadora de acções de solidariedade, podem conduzir a resultados muito positivos para minorar as carências dessas crianças que vivem no interior do país, ou outras formas de apoio como acima se ventilou.
Como recem associado e admirador do projecto da actual direcção da ACRENARMO, naturalmente que patrocinei e estive presente no encontro de ontem na BTL e disponho-me a colaborar nas acções aqui referenciadas caso cheguem a bom termo as futuras conversações entre as duas partes.
Aproveitando também a presença no pavilhão de Moçambique na BTL do Embaixador deste país em Portugal, Dr. Miguel Mkaima, Paulo Batista teve um breve encontro com este respeitável diplomata a quem transmitiu a disponibilidade da ACRENARMO de colaborar com a sua Embaixada, atitude que foi muito apreciada e reciprocamente correspondida!
Seguem-se algumas fotos que registaram momentos desses encontros na BTL:
Paulo Batista, Vasco Galante e Celestino Gonçalves no pavilhão de Moçambique
Os mesmos no início do encontro ACRENARMO/PNG
Momento em que Vasco Galante mostra arquivos do Projecto de restauração do PNG
Continuação de apresentação de dados do Projecto do Parque
Paulo Batista, Dr. Miguel Mkaima (Embaixador de Moçambique), Vasco Galante e Celestino Gonçalves
Vasco Galante mostra ao Embaixador a reportagem da cerimónia de apresentação do documentário "Africa´s Lost Eden", realizada na BTL no passado dia 14
Paulo Batista troca cartões com a funcionária da Embaixada de Moçambique, Drª Filomena Malalane
Outro momento do contacto de Paulo Batista com a Drª Filomena Malalane
Celestino Gonçalves com a Drª Filomena Malalane
Paulo Batista colhendo informações junto das assistentes do Pavilhão de Moçambique
Paulo Batista, Matos Dinis (um admirador do Projecto de restauro do PNG) e Celestino Gonçalves
O consagrado músico Otis em actuação no Pavilhão de Moçambique
Momento de cultura no Pavilhão Moçambique
Saudações amigas!
Amor - Leiria, 17 de Janeiro de 2010
Celestino Gonçalves