http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1419315
Plantação de eucaliptos e posterior construção de fábrica
Governo moçambicano autoriza projecto da Portucel no país 22.01.2010 - 19h55
Por PÚBLICO
A Portucel, empresa produtora de pasta e papel, anunciou hoje ter recebido autorização do Governo de Moçambique para a realização do projecto “Portucel Moçambique”.
O projecto “Portucel Moçambique”, que envolve a plantação de eucaliptos e posterior construção de uma fábrica, foi aprovado nos termos da Lei nº3/93, de 24 de Junho (Lei de Investimentos) e do respectivo regulamento.
"A resolução aprovada inclui uma autorização provisória à Portucel do direito de uso e aproveitamento de terra, relativo a uma área de 173.327 hectares na Província da Zambézia, destinada à silvicultura, assim como um conjunto de benefícios associados a eventuais investimentos industriais que a Portucel venha a decidir desenvolver em Moçambique, informa a Portucel em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
O mesmo comunicado acrescenta que "a resolução inclui igualmente o direito de uso e aproveitamento de uma área adicional de 220 000 hectares, na Província de Manica, logo que concluídas as formalidades em curso.
Esta aprovação vem no seguimento do acordo de princípios celebrado com o Governo da
República de Moçambique, comunicado ao mercado em 28 de Agosto de 2008, através do qual ambas as partes se comprometeram a cooperar entre si, com vista a chegar a um entendimento que permitisse concretizar um projecto de investimento.