Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

CAFEZAMBEZE
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Outils
 
General: Fui de férias a Moçambique
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse Effacer le message  Message 1 de 7 de ce thème 
De: guidap  (message original) Envoyé: 19/02/2010 17:57
Como alguns de vós já sabem fui de férias a Moçambique.
As férias foram optimas e excederam pela positiva todas as expectativas que eu tinha. O povo Moçambicano é bom, simpático, humilde, prestável, hospitaleiro e orgulhoso de ser Moçambicano.
Já vivi em vários países e já andei um bocado pelo mundo mas nunca em parte alguma me senti tão bem recebida como em Moçambique. Quando sabiam que eu nasci na Beira então transmitiam-me o sentimento de que fazia parte dessa grande família Moçambicana.

Nunca me senti com tanta sorte como nestas férias pois tudo correu bem e conheci pessoas optimas e interessantes. Começou logo à minha chegada a Maputo em que logo no aeroporto tive a oportunidade de ser apresentada ao grande pintor Malangatana. Homem de grande humildade, que me disse sentir-se  orgulhoso de me conhecer, já viram isto? Eu é que achei um previlégio têr tido a oportunidade de o conhecer.
À chegada a Maputo tinha a Isaura Macedo Pinto à minha espera; que alegria que foi poder abraçar a Isaura que me recebeu em casa dela onde permaneci sempre que estive no Maputo. Em Tete tive a sorte de me encontrar com o Augusto Macedo Pinto e assim ora a Isaura ora o Augusto me foram orientando. Nada disto teria sido possivel sem a Isaura e o Augusto pois devido a eles muitas portas se foram abrindo para mim o que de outra forma não teria acontecido. O meu muito obrigada. Foram uns optimos embaixadores de Moçambique e porpocionaram-me vivências que de outra forma não teria vivido.

Em Tete o Sr. Ferreira e a esposa Fernanda, receberam-me em casa e estragaram-me com mimos. Muito obrigada.
Em Tete conheci o Rui Janeiro que teve a paciência de me andar a passear e conheci também o Salvador que colocou o Jipe à disposição para andarmos a passear. Obrigada.

Na Beira fiquei aos cuidados da Teresa e do Sr. Ramiro que me levaram a todo o lado. Uma vez mais a hospitalidade africana se fez sentir o que colmatou numa grande almoçarada em que nem um leitão assado faltou. Estava tudo uma delícia e o leitão não fica atrás do da Bairrada.Muito obrigada por todos os cuidados e carinho.
Mas as férias não foram só isto, foi também um torbilhão de emoções, um relembrar de coisas há tanto esquecidas, o arrumar de emoções e recordações o que me permitiu fazer as pazes com o passado.
Agora já sei a que sabe a Laurentina, a Manica ou a 2M; como saí de Moçambique miuda nunca tinha provado esses sabores de que tanto ouvi falar e que faziam parte da minha memória do imaginário.

Vou vêr se consigo colocar algumas fotografias na Net e talvez até de vez em quando vá escrevendo algumas coisas sobre o que me foi dado vêr e sentir; mas por enquanto ainda ando a saborear as recordações.

Só vos posso aconcelhar a ir a Moçambique, eu vou voltar de certeza.
 
Um beijo
Guida



Premier  Précédent  2 à 7 de 7  Suivant   Dernier  
Réponse Effacer le message  Message 2 de 7 de ce thème 
De: danielmelo0 Envoyé: 19/02/2010 23:49
Parabéns pela oportunidade Guida; a sensação deve ter sido parecida à de sair o euromilhões; obrigado pela partilha de emoções e muita saúde para poder repetir; da próxima vez que voltar a Tete, se não levar a mal peço-lhe para levar um grande abraço meu a amigos que considero irmãos e que vivem em Tete. Cumpts, Daniel Melo

Réponse Effacer le message  Message 3 de 7 de ce thème 
De: idalinatome Envoyé: 20/02/2010 08:32
Guida, adorei "ler-te", quem me dera também um dizer destes eu dizer o mesmo! Quem sabe? Seria para mim uma felicidade imensa rever Tete e Beira e mostrar aos meus filhos e marido aquelas terras que fazem parte da minha vida e que jamais irei esquecer! Há 20 anos atrás fui à terra onde o meu marido esteve - Angola -, aí matei um pouco as saudades daquelas paragens. Bjs. Idalina

Réponse Effacer le message  Message 4 de 7 de ce thème 
De: idalinatome Envoyé: 20/02/2010 08:35
Daniel, peço desculpa, mas gostaria de lhe fazer uma pergunta: - será que pertence à família Melo de Tete que me lembro bem ao lado da casa da minha tia, em frente à escola Baptista Coelho, terem um bar, onde lá ía tantas vezes com o meu pai comer uns petisquinhos? Idalina

Réponse Effacer le message  Message 5 de 7 de ce thème 
De: nhungue Envoyé: 20/02/2010 11:48
SORTUDA! CONTA MAIS! CADÊ AS FOTOS? UM ABRAÇO

Réponse Effacer le message  Message 6 de 7 de ce thème 
De: rosamaria55 Envoyé: 20/02/2010 21:33
Olá Guida. Fico muito feliz, por saber que esteve em Moçambique. Não igual, as gentes são óptimas, acolhedoras e muito alegres. Desejo que volte do fundo do meu coração. Bj Rosa

Réponse Effacer le message  Message 7 de 7 de ce thème 
De: guidap Envoyé: 20/02/2010 21:40
Olá, Vou voltar de certeza. Beijo Guida


Premier  Précédent  2 a 7 de 7  Suivant   Dernier  
Thème précédent  Thème suivant
 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés