Joanesburgo, 21 fev (Lusa) - A comunidade madeirense na África do Sul, estimada em 300 mil pessoas, incluindo luso-descendentes, está ainda a refazer-se do choque causado pelo desastre que atingiu a região autónoma, mas as primeiras iniciativas já estão em marcha.
O Clube Marítimo de Joanesburgo decidiu hoje, em reunião de direção, abrir uma conta bancária para recolher donativos para as vítimas do temporal que provocou pelo menos 38 mortos.
"Além da conta, que será aberta amanhã (segunda feira), pedimos também à comunidade que faça todo o tipo de doações, desde cobertores a tendas, para ajudar os que tudo perderam na Madeira", disse à Lusa o comendador Joe Quental, da direção do Marítimo, e que considerou "um choque e uma tragédia" as notícias que chegam da Ilha da Madeira.