Correo electrónico:
Contraseña:
Registrarse ahora!
¿Has olvidado tu contraseña?
Por entre danças e cantares, José Sócrates inaugurou o Centro de Dia do Hulene, num dos bairros mais carenciados de Maputo.
O centro foi financiado ao abrigo do Programa de Cooperação entre o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social de Portugal (MTSS) e o Ministério da Mulher e da Acção Social (MMAS) de Moçambique numa óptica de intervenção de luta contra a pobreza.
O Centro Dia Idosos de Hulene encontra-se localizado no Bairro de Hulene (Maputo) e destina-se a apoiar a população idosa mais carenciada do Bairro. Este equipamento, financiado integralmente pelo MTSS, com um custo de construção e equipamento no valor de aproximado 425.000,00€, foi concluído em Novembro de 2009 e entrou em actividade a 1 de Março de 2010.
O centro tem capacidade para 150 pessoas, integra espaços para a realização de actividades de alfabetização e de ocupação de tempos livres, (costura, cestaria, latoaria) e para o fornecimento de refeições e cuidados básicos de saúde.
Actualmente já há 135 inscritos no centro e 122 em lista de espera, afirmou Anastácio Jorge, o padre da Sociedade Missionária da Boa Nova, que dirige o Centrobem como outros projetos no bairro de Hulene: Centro de Vocação Profissional, Escola de Solidariedade (integrada), Pavilhão gimnodesportivo e Centro das Mães de Mavalane.
Ao todo, Portugal, através do MTSS e o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), apoiou o projeto das Mães de Mavalane (que engloba todos) em cerca de três milhões de euros, só para infraestruturas.
Este ano o apoio previsto é de 237 mil euros. Nos últimos 10 anos, o MTSS apoiou projetos de luta contra a pobreza em Moçambique no valor de 14 milhões de euros.
@Rita Afonso em Maputo