Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
sspotencio: Apenas escuto!... palavras do silêncio...
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 6 en el tema 
De: potencio  (Mensaje original) Enviado: 05/03/2010 19:06

<<... Pode-se enganar a alguns o tempo todo e a todos por algum tempo, mas não se pode enganar a todos o tempo todo!...>> (Abraham Lincoln)

 

De: S.S. Potêncio                             ® Os Gambuzinos (269 )

Ø Apenas escuto!... as palavras do silêncio...

 

O Poeta Sírio Nadim Alwazzeh, diz-nos que ...<< eu escuto o som do vento, que me faz ouvir os ecos da banda do infinito desconhecido!,... De lá eu escutei os diálogos do vento com a morte retirante!...>>.

- Isto pode não fazer muito sentido para o leitor comum, nem tão pouco para nós simples mortais eternos escribas anônimos, porém... atentos observadores das leis da natureza, divinamente aceites e publicamente promulgadas, pelos homens do poleiro, Senhores consagrados, da situação, continuadores aloprados das lições apreendidas nas suas juventudes acadêmicas, fundamentais ou bacherelianísticamente engendradas em molduras de quadros emoldurados e  certificados, diplomados, comendados!... ainda que por mera procuração "honoris causa"... e  escrituradas funções públicas, quantas vezes emanadas, assentadas na dicotomia; nascer, viver e depois ser político no Recto ngulo de visão futurista!?... ou será esta apenas mais uma tricotomia "xuxialista" ainda não revelada ao grande público do picadeiro que aí está?!

 

Depois que se instalou a liberdade física nos meios de comunicação, escritos e auditivos, muita da liberdade de pensamentos criativos, inovadores, evolutivos,  ela perdeu terreno para as arrazoadas políticas, vulgarmente conhecidas por “arrotos de postas de pescada” o tal alimento que ... “antes de o ser já o era”!...     

Até quem nunca sequer sonhou com um discurso político,... da noite p'ro dia, passou a ser um orador de mão cheia!... de quê!!!???...

-  O que tem nas mãos tal orador que só obra com palavras!?...

- Aquele que nunca, ou raramente nos brinda com obras novas, com ações concretas, com atitudes dignas, com gestos de humildade, (para nós a maior virtude do ser humano enquanto público)  com realizações colectivas de monta ou de somenos importância, mas... acima de tudo visíveis a olho nu, com feitos de alguma natureza porque esses os seus seguidores se encarregam de as eternizar!

- ... se forem bons, tais feitos aqui deixados... eles, lá do além infinito o hão-de comemorar e recordar com saudade!!!

Se forem maus, os mesmos seres... lá do além, o hão-de excomungar para depois o  banirem das lembranças da comunidade,  todo o mal que lhes aflige suas almas em busca do purgatório!

 

Vem-nos isto a propósito de uma manifestação acontecida nesta semana, por um grupo de “Retornados” – gente pobre, sonhadora, iludida, vendida, traficada (traficar...é uma forma do verbo trasladar o corpo para o além, e ficar com a alma em terras da nossa naturalidade) das terras do Grande Gungunhana, junto ao PM (Primo Mané) que por lá foi fazer mais uma das dele... (veja-se convite emitido pela Embaixada de Portugal à Comunidade Indiana Residente na Ex Colônia a Princesa do Indico, actualmente uma referência de liberdade sofrida mas independente) em mais esta visita oficial do escambau.

 

Cremos que alguns leitores da nossa verve, eles  se lembram ainda das nossas então colocadas observações “hor concours” sobre a visita não oficial do PM (Primo Mané) às Terras Tupiniquins, logo no início da sua função,  onde se falou de tudo um pouco a troco de nada, vezes coisa nenhuma!... e aonde se explanavam possíveis intermediações de negociatas em regime de “face oculta”... e não deu noutra!

 

- As coisas começaram a acontecer, o petróleo ao sul do Cabo de Peniche, emigrou através do cabo submarino para o Pré-Sal...  a dinheirama continuou a fluir,... com base num projeto a longo prazo,  a Dona Európia na sua engalanada posição de Grande Dama do Quinto Império do Tio Sam, lá foi deixando as tetas à mostra até que, um dia!!!... e tem sempre um dia depois de cada noite de trevas, e de entrevados administradores do bem público, a tenda veio abaixo!

 

Armou-se logo ali, um barraco dos diabos!... objectivamente , estratégicamente, ministerialmente elaborado,  para explicar novos impostos, novas regras “xuxiais”, novos mandamentos democráticos, feitos à luz do Direito Consuetudinário enviosado da interpretação “socratiana”, e trazido à liça da Ribalta Luz & Tana da bem-aventurada “santa terrinha”   conjuntamente com mais um novo pacote de “impostores”, eleitos pela maioria da minoria, que se deu ao trabalho de ir ao cemitério para eleger nas urnas um “morto-vivo”!?... para mais outro período de visitas aos novos membros da comunidade dos PA LOPS... iii axim foi!

 

...’Nhas Xenouras e Mous Xeñores!,...

-  Mussambicanos de boa cepa!...

(ghhrrrrrrrruuuuuum!... ghrrrrrrrrruum)

Estamos aqui reunidos, como verdadeiros irmãos, amarelos, brancos, pretos, mulatos, crioulos, sararás, vermelhos de raiva!...pela derrota sobre os “lagartos”, etc e tal e coisa...  

--- Épáaa, ... épaaa... calma aí cumpade!!!

Primeiramente, nois num é irmão do branco, nim nóis num é nim preto!...

-não!... cumade!... splika a ele kumé ké ké!...

-  nóis é negro cumpade!... com muito órguillo,... preto é ”kalvão”!... certo??!!!

Bãon... é o ki tá scrito aki no discurso, carago!...

- e olhe voismecè keu inté o mandei fazer por um Doutor lá na Universidade Independente de qualquer ideologia política ou partidária, na vossa terra eu sou apátrida!... que é para que não digam depois que eu puxei a brasa só p’ra esquerda!... aatão?!... hein?... podemos continuar?

- Podi num Siô!...

Voismecê vai primeiro assiná os papéu p’ra pagar as inde nização dos eis poliados do Ultra Maaaar, ... que aki na nossa terra tem até demais!

 --- Épáaa, ... essa reunião não estava no programa!... e agora?

Oh ... Ordenança!...

- quem é que mandou estes gajos aqui p’ro cu mício?!...

-  hein... hein??? 

(perguntava-se interinamente o orador ao ajudante de ordens do palácio) 

Foi então quando,  uma Alma Lusa dos tempos da outra Senhora, que ... como todos sabemos, era um grande homem, se levantou da platéia e berrou!

Olhe!... voismecê saiba que o meu nome é Maria, igualzinho ao da Mãe de Portugal, e sou registrada no cartório,... já tenho mais de 47 anos e por isso sou de maior e vacinada!...

Estamos aqui para reeinvidicar só o que é nosso!!!!,... nada mais além do que é nosso, carago!... e o Estado tem que nos pagar, com língua de palmo!...
Pode ser em língua Portuguesa, em língua Macua, em Lingua Afrikansky, em Lingua estufada! Com batatas ao murro!... seja qual for tem que nos pagar palmo a palmo!...

E digo-lhe mais!... em nome dos companheiros aqui presentes...

 “Há que dar tudo aos portugueses que perderam tudo”, depois da independência de Moçambique, de Angola, de Cabo Verde, da Guine, de São Tome e Principe, de Macau, de Timor... e da Ilha da Madeira!!!...

  --- Épáaa, ... Oh Ti Guebuza, voismecê não m’avisou que aqui tinha “retornados” carago!... eu pensei que já estavam ex tintos, eis brancos, eis pulsos... e agora kuméke ficamos?!...undé ké a “privada”???...

- Olhe “bocelência” é que sabe!...

-  cá na nossa terrinha não temos esse problema.

-  Somos todos pobres e a nossa democracia funciona muito bem!... Todos temos os mesmos direitos, mas por enquanto!... quem manda aqui sou eu. 

Tenho dito!....

- ao fundo ouviam-se os acordes do velho éxito colonial...

Ir os do maaaaar!!!!!...

-  Nà São  balentiiiii... mortal...

- alubantai oigi de nobo o holerite funcional...

Entre as brumas da mimóoooori....... oh páaaa!!!!.... senta-se a bós, etc e tal e coisa! Amén...

...ai, ai!... este Portugal é Eterno… e nunca se diga Adeus para sempre! 

Silvino Potencio - Emigrante Transmontano. - O Home de Caravelas - Mirandela 
Ex Retornado² Angolano, Ex Patriado Voluntário, Ex Combatente, Ex Comungado do IARN… Ex Pulso do Campo de Aulgarveschwitz!

http://osgambuzinos.blog.com  + http://osnizcaros.blog.pt + http://zebico.blog.com   

http://www.joaquimevonio.com/espaco/silvino_potencio/silvino.htm



Primer  Anterior  2 a 6 de 6  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 6 en el tema 
De: nhungue Enviado: 05/03/2010 19:42
Caro Amigo João Conde, Continuo aqui com aqueles probleminhas de abrir pagina, fechar explorer... etc. Se possível coloque esta minha crônica lá no site do Grupo pode ser?>>> Eu ainda vou tentar mas se sair em duplicado vale mais que sobre do que falte! Abraço Silvino Potêncio E.T. caso tenha dificuldade em abrir o anexo, transcrevo aqui no email: =============================== <<... Pode-se enganar a alguns o tempo todo e a todos por algum tempo, mas não se pode enganar a todos o tempo todo!...>> (Abraham Lincoln) De: S.S. Potêncio ® Os Gambuzinos (269 ) Ø Apenas escuto!... as palavras do silêncio... O Poeta Sírio Nadim Alwazzeh, diz-nos que ...<< eu escuto o som do vento, que me faz ouvir os ecos da banda do infinito desconhecido!,... De lá eu escutei os diálogos do vento com a morte retirante!...>>. - Isto pode não fazer muito sentido para o leitor comum, nem tão pouco para nós simples mortais eternos escribas anônimos, porém... atentos observadores das leis da natureza, divinamente aceites e publicamente promulgadas, pelos homens do poleiro, Senhores consagrados, da situação, continuadores aloprados das lições apreendidas nas suas juventudes acadêmicas, fundamentais ou bacherelianísticamente engendradas em molduras de quadros emoldurados e certificados, diplomados, comendados!... ainda que por mera procuração "honoris causa"... e escrituradas funções públicas, quantas vezes emanadas, assentadas na dicotomia; nascer, viver e depois ser político no Recto ngulo de visão futurista!?... ou será esta apenas mais uma tricotomia "xuxialista" ainda não revelada ao grande público do picadeiro que aí está?! Depois que se instalou a liberdade física nos meios de comunicação, escritos e auditivos, muita da liberdade de pensamentos criativos, inovadores, evolutivos, ela perdeu terreno para as arrazoadas políticas, vulgarmente conhecidas por “arrotos de postas de pescada” o tal alimento que ... “antes de o ser já o era”!... Até quem nunca sequer sonhou com um discurso político,... da noite p'ro dia, passou a ser um orador de mão cheia!... de quê!!!???... - O que tem nas mãos tal orador que só obra com palavras!?... - Aquele que nunca, ou raramente nos brinda com obras novas, com ações concretas, com atitudes dignas, com gestos de humildade, (para nós a maior virtude do ser humano enquanto público) com realizações colectivas de monta ou de somenos importância, mas... acima de tudo visíveis a olho nu, com feitos de alguma natureza porque esses os seus seguidores se encarregam de as eternizar! - ... se forem bons, tais feitos aqui deixados... eles, lá do além infinito o hão-de comemorar e recordar com saudade!!! Se forem maus, os mesmos seres... lá do além, o hão-de excomungar para depois o banirem das lembranças da comunidade, todo o mal que lhes aflige suas almas em busca do purgatório! Vem-nos isto a propósito de uma manifestação acontecida nesta semana, por um grupo de “Retornados” – gente pobre, sonhadora, iludida, vendida, traficada (traficar...é uma forma do verbo trasladar o corpo para o além, e ficar com a alma em terras da nossa naturalidade) das terras do Grande Gungunhana, junto ao PM (Primo Mané) que por lá foi fazer mais uma das dele... (veja-se convite emitido pela Embaixada de Portugal à Comunidade Indiana Residente na Ex Colônia a Princesa do Indico, actualmente uma referência de liberdade sofrida mas independente) em mais esta visita oficial do escambau. Cremos que alguns leitores da nossa verve, eles se lembram ainda das nossas então colocadas observações “hor concours” sobre a visita não oficial do PM (Primo Mané) às Terras Tupiniquins, logo no início da sua função, onde se falou de tudo um pouco a troco de nada, vezes coisa nenhuma!... e aonde se explanavam possíveis intermediações de negociatas em regime de “face oculta”... e não deu noutra! - As coisas começaram a acontecer, o petróleo ao sul do Cabo de Peniche, emigrou através do cabo submarino para o Pré-Sal... a dinheirama continuou a fluir,... com base num projeto a longo prazo, a Dona Európia na sua engalanada posição de Grande Dama do Quinto Império do Tio Sam, lá foi deixando as tetas à mostra até que, um dia!!!... e tem sempre um dia depois de cada noite de trevas, e de entrevados administradores do bem público, a tenda veio abaixo! Armou-se logo ali, um barraco dos diabos!... objectivamente , estratégicamente, ministerialmente elaborado, para explicar novos impostos, novas regras “xuxiais”, novos mandamentos democráticos, feitos à luz do Direito Consuetudinário enviosado da interpretação “socratiana”, e trazido à liça da Ribalta Luz & Tana da bem-aventurada “santa terrinha” conjuntamente com mais um novo pacote de “impostores”, eleitos pela maioria da minoria, que se deu ao trabalho de ir ao cemitério para eleger nas urnas um “morto-vivo”!?... para mais outro período de visitas aos novos membros da comunidade dos PA LOPS... iii axim foi! ...’Nhas Xenouras e Mous Xeñores!,... - Mussambicanos de boa cepa!... (ghhrrrrrrrruuuuuum!... ghrrrrrrrrruum) Estamos aqui reunidos, como verdadeiros irmãos, amarelos, brancos, pretos, mulatos, crioulos, sararás, vermelhos de raiva!...pela derrota sobre os “lagartos”, etc e tal e coisa... --- Épáaa, ... épaaa... calma aí cumpade!!! Primeiramente, nois num é irmão do branco, nim nóis num é nim preto!... -não!... cumade!... splika a ele kumé ké ké!... - nóis é negro cumpade!... com muito órguillo,... preto é ”kalvão”!... certo??!!! Bãon... é o ki tá scrito aki no discurso, carago!... - e olhe voismecè keu inté o mandei fazer por um Doutor lá na Universidade Independente de qualquer ideologia política ou partidária, na vossa terra eu sou apátrida!... que é para que não digam depois que eu puxei a brasa só p’ra esquerda!... aatão?!... hein?... podemos continuar? - Podi num Siô!... Voismecê vai primeiro assiná os papéu p’ra pagar as inde nização dos eis poliados do Ultra Maaaar, ... que aki na nossa terra tem até demais! --- Épáaa, ... essa reunião não estava no programa!... e agora? Oh ... Ordenança!... - quem é que mandou estes gajos aqui p’ro cu mício?!... - hein... hein??? (perguntava-se interinamente o orador ao ajudante de ordens do palácio) Foi então quando, uma Alma Lusa dos tempos da outra Senhora, que ... como todos sabemos, era um grande homem, se levantou da platéia e berrou! Olhe!... voismecê saiba que o meu nome é Maria, igualzinho ao da Mãe de Portugal, e sou registrada no cartório,... já tenho mais de 47 anos e por isso sou de maior e vacinada!... Estamos aqui para reeinvidicar só o que é nosso!!!!,... nada mais além do que é nosso, carago!... e o Estado tem que nos pagar, com língua de palmo!... Pode ser em língua Portuguesa, em língua Macua, em Lingua Afrikansky, em Lingua estufada! Com batatas ao murro!... seja qual for tem que nos pagar palmo a palmo!... E digo-lhe mais!... em nome dos companheiros aqui presentes... “Há que dar tudo aos portugueses que perderam tudo”, depois da independência de Moçambique, de Angola, de Cabo Verde, da Guine, de São Tome e Principe, de Macau, de Timor... e da Ilha da Madeira!!!... --- Épáaa, ... Oh Ti Guebuza, voismecê não m’avisou que aqui tinha “retornados” carago!... eu pensei que já estavam ex tintos, eis brancos, eis pulsos... e agora kuméke ficamos?!...undé ké a “privada”???... - Olhe “bocelência” é que sabe!... - cá na nossa terrinha não temos esse problema. - Somos todos pobres e a nossa democracia funciona muito bem!... Todos temos os mesmos direitos, mas por enquanto!... quem manda aqui sou eu. Tenho dito!.... - ao fundo ouviam-se os acordes do velho éxito colonial... Ir os do maaaaar!!!!!... - Nà São balentiiiii... mortal... - alubantai oigi de nobo o holerite funcional... Entre as brumas da mimóoooori....... oh páaaa!!!!.... senta-se a bós, etc e tal e coisa! Amén... ...ai, ai!... este Portugal é Eterno… e nunca se diga Adeus para sempre! Silvino Potencio - Emigrante Transmontano. - O Home de Caravelas - Mirandela Ex Retornado² Angolano, Ex Patriado Voluntário, Ex Combatente, Ex Comungado do IARN… Ex Pulso do Campo de Aulgarveschwitz! http://osgambuzinos.blog.com + http://osnizcaros.blog.pt + http://zebico.blog.com

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 3 de 6 en el tema 
De: nhungue Enviado: 05/03/2010 19:44
desculpe. abri o e-mail agora. quando aqui vim postar a msg, já a encontrei.

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 4 de 6 en el tema 
De: nhungue Enviado: 05/03/2010 19:44
desculpe. abri o e-mail agora. quando aqui vim postar a msg, já a encontrei.

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 5 de 6 en el tema 
De: nhungue Enviado: 05/03/2010 19:44
desculpe. abri o e-mail agora. quando aqui vim postar a msg, já a encontrei.

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 6 de 6 en el tema 
De: potencio Enviado: 06/03/2010 10:08
De: S.S. Potencio Ja depois de ter enviado o email eu consegui postar o texto diretamente no site do Grupo. ]De toda a forma muito obrigado!!! Abraço e até a proxima S.P.


Primer  Anterior  2 a 6 de 6  Siguiente   Último  
Tema anterior  Tema siguiente
 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados