A RTP comemora hoje, domingo, o 53.º aniversário a partir de Maputo com três horas de emissão em directo.
É uma iniciativa inédita e dedicada à cooperação entre Portugal e os países africanos de expressão portuguesa e Timor-Leste, que "permite chamar a atenção para uma característica importante que é a combinação entre a cooperação portuguesa e a RTP África", explicou à Lusa, em Maputo, o presidente do conselho de administração da televisão pública, Guilherme Costa.
No âmbito da comemoração do aniversário, a RTP vai assinar com a sua congénere de Moçambique, a TVM, vários acordos de cooperação, nas áreas da formação profissional e do apoio técnico.
Portugal apoia Moçambique em matérias como a reparação e manutenção de equipamentos, cenários ou estúdios, entre outras. Técnicos da RTP também se deslocam com frequência a Moçambique, para acções de formação junto da TVM. O mesmo se passa a nível da rádio, através da RDP e RM (Rádio de Moçambique).
"A RTP deve ser das poucas televisões do mundo que pode comemorar o aniversário tão longe da sede e sentir-se em casa", disse Guilherme Costa, justificando com uma língua comum, com a existência de uma delegação da RTP em Maputo, e com as "excelentes relações com a TVM".
A ideia de comemorar o aniversário com uma emissão directa a partir de Moçambique, o que acontece pela primeira vez, surgiu, disse Guilherme Costa, aquando da campanha eleitoral das eleições de Outubro passado, quando a RTP apoiou a TVM no esforço de cobertura de 45 dias de campanha.
Fonte: Jornal Notícias
http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1050835.html