
Mia Couto concorre com o romance "Antes de nascer o Mundo" enquanto que Agualusa tentará o prestigiado prémio com a sua obra "Barroco Tropical".
Das obras presentes na lista, destaque para "Caim" de José Saramago, "O meu nome é legião" de António Lobo Antunes e "O sétimo selo" de José Rodrigues dos Santos.
Um júri especializado irá escolher os 50 livros de onde sairá, em Agosto, a lista de 10 finalistas. O vencedor será anunciado em Novembro.
O Prémio Portugal Telecom de Literatura distingue anualmente obras escritas originalmente em língua portuguesa, em vários géneros literários. O vencedor de 2009 foi Nuno Ramos, com Ó.

A obra de José Eduardo Agualusa também já foi distinguida em várias ocasiões, com destaque para o Grande Prémio de Literatura da RTP com "Nação Crioula". Com "Fronteiras Perdidas" obteve o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores. "Estranhões e Bizarrocos" obteve o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, em 2002.
Mas o maior de todos foi o Prémio Independente de Ficção Estrangeira, promovido pelo diário britânico The Independent em colaboração com o Conselho das Artes do Reino Unido, pelo livro "O Vendedor de Passados", tornando-se o primeiro escritor africano a receber tal distinção.