A Cerimónia Anual do Likumbi é o rito de iniciação de entrada na puberdade entre os macondes. Este ano realizada em Janeiro, no Bairro Militar, em Maputo.
Como já vem sendo hábito o evento dura praticamente todo o dia e a ele ocorrem mais de um milhar de pessoas, na sua maioria macondes da cidade e província de Maputo.
A cerimónia conta com a presença dos intérpretes de mapico que entretêm o público enquanto os rapazes e as raparigas que vão ser submetidas ao ritual permanecem escondidos numa sala, só podendo ser vistos pelos padrinhos.
Depois, e sempre de acordo com a tradição – os mais velhos defendem que já está bastante adulterada – as testas das raparigas são regadas com um óleo para atestar a sua virgindade: se o líquido cair a direito até à ponta do nariz então acredita-se que a mulher esteja pura. Se o mesmo descrever curvas é porque a rapariga já não está imaculada.
Seguidamente as donzelas entram para um ringue cercado de estacas de madeira e aí exibem os seus dotes de dança, entrando assim na puberdade.
Os rapazes, que tal como as raparigas, vestem o seu melhor traje – fato e gravata – fazem também uma demonstração de dança. Tudo ao som da xiganga, o batuque feito de pele de cabrito que é aquecido para produzir um som mais estridente.
Texto e foto: Cristóvão Araújo
http://viajar.sapo.mz/cultura/artigo/496