
Egas Moniz
Figuras VIP fazem operações de estética nos hospitais públicos
Por Raquel Carrilho
Várias figuras públicas terão realizado intervenções de cariz estético no hospital público de Egas Moniz, em Lisboa, avança a edição do SOL esta sexta-feira
Segundo um médico que encabeça esta denúncia, o clima de insatisfação, sobretudo entre as enfermeiras, tem crescido ao longo dos últimos meses, com a realização de intervenções que pertencem ao âmbito da estética a pacientes que são acompanhadas nas clínicas privadas dos respectivos médicos.
«Fazermos um favor até pode ser normal», diz o médico que prefere manter o anonimato, «mas aqui não há rei nem roque. As equipas fazem cirurgias estéticas todos os dias: mama, lipos, nariz… Chegam a ser cinco num dia. E depois tentam dar-lhes conotação de plástica».
Actrizes, apresentadoras e jornalistas de televisão terão feito lipoaspirações e aumentos mamários. Intervenções que exigem internamento, período durante o qual outras doentes se apercebem da situação e da presença destas figuras no hospital.
Num documento a que o SOL teve acesso, uma conhecida actriz tem uma ficha com registo de substituição de próteses mamárias, lipoaspiração abdominal e mini-abdominoplastia.
O diagnóstico indica assimetria mamária, nódulo mamário, lipodismorfia abdominal e lipodistrofia braquial. Uma série de intervenções que facilmente ultrapassaria os dez mil euros e que, neste caso, terão sido feitas a custo zero para a paciente.
raquel.carrilho@sol.pt