(29/04/2010)
A Associação Empresarial de Portugal (AEP) assina esta sexta-feira protocolos de cooperação com as duas principais organizações empresariais moçambicanas para "aprofundar o relacionamento institucional" entre os dois países.
Fonte da AEP, as parcerias com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e a Associação Industrial de Moçambique (AIMO) visam "desenvolver as relações económicas bilaterais, promovendo as exportações e o investimento de empresas portuguesas em Moçambique e apoiando a internacionalização de empresas moçambicanas em mercados onde Portugal está presente".
Neste âmbito, as três instituições apontam como prioridades o "diagnóstico das necessidades mais prementes para o desenvolvimento da economia local", a "identificação das possibilidades de investimento conjunto" entre empresas dos dois países e a "deteção de oportunidades de internacionalização conjunta".
Segundo uma fonte da Associação Empresarial Portuguesa, primeira iniciativa a tomar será a criação de um sítio na Internet "para informação recíproca e divulgação de oportunidades de negócio entre a comunidade empresarial luso moçambicana".
Os protocolos serão assinados durante o seminário "Moçambique e Portugal: Nova Dinâmica nas Relações Económicas e Empresariais", que decorre sexta feira à tarde em Lisboa e contará com a presença dos presidentes Armando Guebuza e Cavaco Silva, no quadro da visita oficial a Portugal do presidente moçambicano.
Da comitiva de Guebuza fazem parte dezenas de empresários moçambicanos e os presidentes da CTA, Salimo Abdula, e da AIMO, Carlos Simbine, que com o presidente da AEP, José António Barros, subscreverão os protocolos.
http://www.mozclick.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=3155&z=100
|