"Por ocasião da comemoração cinquentenárioa das independências africanas, os Camarões abrem uma reflexão prospectiva sobre o futuro do continente africano e a nova oportunidade que representa para o mundo" através desta conferência, declara o Comité de organização num comunicado transmitido à AFP.
Entre os responsáveis anunciados para Yaoundé, figuram chefes de Estado e de governo de vários países, Kofi Annan e Boutros Boutros Ghali (ex-secretários gerais da ONU), Mohamed El-Baradei (ex-patrão da Agência internacional de energia atómica, AIEA) e Jacques Diouf (director da Organização da ONU para a alimentação e agricultura, FAO).
"África21" "irá debruçar-se sobre os desafios e as oportunidades de África" e será marcado por debates sobre os "recursos, condições do desenvolvimento, integração do continente, boa governação e desempenho económico, desafios de segurança e lugar de África na cena internacional", segundo os organizadores.
O ano 2010 marca o 50º aniversário da proclamação da independência de 17 países africanos, dos quais 14 são antigas colónias francesas.
Camarões, que obteve a sua independência da França a 01de Janeiro de 1960, foi o primeiro Estado a lançar as festividades comemorativas e prevê manifestações de vários meses "por dever de memória".
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1017310