As novas tarifas que a EMEL pretende aplicar vão agravar o custo do estacionamento no centro da cidade. O novo preçário entra em vigor em Junho.
Estacionar em algumas zonas no centro de Lisboa vai tornar-se ainda mais caro. Isto porque as tarifas da EMEL (Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa) vão disparar 100% na primeira hora, que passa a custar 1,60 euros, e 60% na segunda, que passa para 3,20 euros. Duas horas passarão a ser, aliás, o limite máximo de tempo para estcionar nessas zonas da cidade. Mudanças que deverão ocorrer já a partir do próximo mês de Junho. Os lugares nos designados "eixos vermelhos" representam 3% da oferta para estacionar em toda a cidade, mas são as zonas onde há mais rotação de estacionamento e onde, ainda assim, é mais difícil encontrar lugar. Nos eixos vermelhos incluem-se, por exemplo, o Saldanha, a Av. da Liberdade e a Av. da República, mas também as zonas do Chiado e do Príncipe Real.
Esta proposta, avançada ao Diário Económico pelo vereador Fernando Nunes da Silva, que gere o pelouro da Mobilidade, Infra-Estruturas e Obras Municipais, vai ser discutida numa das próximas sessões da Câmara de Lisboa.
O projecto prevê que, na zona amarela (32% da oferta), as tarifas aumentem de 40% a 50% nas duas primeiras horas e uma diminuição nas duas seguintes. Já na zona "azul" (restante oferta: 65%), propõe-se que o tarifário se mantenha na primeira hora e seja reduzido nas três horas seguintes. Nestas duas zonas, o período máximo de estacionamenta passa para quatro horas (mais uma).
http://economico.sapo.pt/noticias/estacionar-no-centro-de-lisboa-passa-a-custar-o-dobro_88428.html