O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Festin), inicia a sua primeira edição em Lisboa amanhã, dia 04 de Maio de 2010, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
O filme "O Jardim de Outro Homem" inaugurará o ciclo de cinema do FESTin. O "Jardim de Outro Homem", do realizador Sol de Carvalho, é a terceira longa metragem e a maior produção cinematográfica moçambicana.
Esta película orçada em 850 000 euros, baseia-se na história de uma jovem que vive num bairro suburbano de Maputo, que se vê confrontada com a chantagem do professor de Biologia e com a oposição da família, para realizar o sonho de fazer o curso de Medicina.
O filme foi financiado pela ICAM (Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia) de Portugal, Fond Sud e ADC Sud e Amiens de França, União Europeia, Agência Suíça da Cooperação, Global Initiative dos Estados Unidos da América, Festival de Gutemburgo da Suécia e pelo Conselho Nacional do Combate à Sida de Moçambique.
Outro filme moçambicano a ser exibido no Festin será "O Paraíso Perdido de África" (Gorongoza), uma produção da National Geographic, vencedora de dois prémios no Festival de Filmes de Turismo de Riga (Letónia).
De produção brasileira serão apresentadas no festival: "Foliar Brasil", realizado por Carolina Paiva, "O grão- Petrus Cariry" e "Travessia", de João Batista de Andrade.