Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
noticiasdetete: CABRITO DE TETE PARA A EUROPA
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 2 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 09/07/2010 15:23

Província de Tete deverá começar a exportar cabrito para a Europa

A província de Tete, centro-noroeste de Moçambique, deverá em breve exportar cabrito (em bruto) para o mercado europeu, disse quinta-feira à Lusa uma fonte governamental. As estatísticas da província indicam que a população de cabritos quase duplica a do número de habitantes da região (1.8 milhões), o que leva Tete a ser classificada como o primeiro produtor de caprinos no país. José Gero, director provincial da Indústria e Comércio de Tete, disse à Lusa que vários países europeus manifestaram interesse em comprar o cabrito, durante as últimas duas edições da Feira Internacional de Maputo (FACIM), mas adiantou que “as negociações formais ainda não começaram”. “Vários países (europeus e africanos) manifestaram o interesse de importar o cabrito de Tete, neste caso em bruto, e brevemente iremos começar negociações formais para a concretização dos projetos, embora saibamos que agora o cabrito sai de forma informal”, disse à Agência Lusa José Gero. A fonte admitiu que o Botsuana (pais próximo de Moçambique) está neste momento a exportar o cabrito de Tete (que sai de forma informal) para a Europa, pela facilidade de o comprar na província moçambicana e pelos laços históricos dos dois mercados. “Nós desencorajamos a saída ilegal do cabrito, mas há indicações de que o mesmo tem saído para vários países, incluindo os da região da SADC” (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral), explicou José Gero, acrescentando que estão a ser discutidos ao nível do governo mecanismos para encontrar fórmulas da saída dos animais.

O Botsuana, a África do Sul e o Zimbabué já manifestaram interesse em exportar a pele do cabrito, para alimentar as indústrias de confeções de calçados, mas o animal “só poderá ser exportado em bruto por falta de mecanismos de processamento da pele”, informou a fonte. A falência de várias fábricas de calçado, incluindo de Tete, levou a que a província deixasse de processar a pele de cabrito. O Ministério de Indústria e Comércio de Moçambique, que está reunido na província de Manica no seu VIII Conselho Coordenador, pretende “nova abordagem para relançar a indústria”. No primeiro trimestre deste ano, Tete arrecadou mais de 59 milhões de dólares (46,5 milhões de euros) com a exportação de tabaco, energia eléctrica, carvão mineral e milho para a Europa (Rússia e Suíça), África do Sul, Zimbabué e Malawi. No período homólogo de 2009 conseguiu cerca de 31 milhões de dólares (24,4 milhões de euros).

 

 

Notícia enviada, pela Orlanda Macedo Pinto que, agradecemos.

Isabel



Primer  Anterior  2 a 2 de 2  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 2 en el tema 
De: isaantunes Enviado: 09/07/2010 22:16
Amigos, Já se imaginaram a saborear um caril de cabrito, à moda da nossa terra?! Aqui fica uma receita, para quem quiser: Ingredientes: 400 gr. de cabrito (ou borrego) 20 gr. de margarina 1 cebola 2 tomates maduros 1 folha de louro 1 colher de sopa de passas 1 colher de sopa de caril 1 dl. de caldo de carne. 1 dl de leite. 1/2 iogurte. 1 clher de café de farinha Sal. Pimenta. 3 gotas de tabasco 1 colher de café de conhaque 1 colher de sopa de amêndoas peladas Preparação: Passe a carne por água fria e seque-a deixando escorrer bem. Parta-a em bocados. Escalde os tomates pele-os e corte-os em cubos. Descasque a cebola e pique-a. Derreta a margarina numa frigideira e doure a carne juntamente com a cebola. Junte os tomates, o caril, a folha de louro, as passas e cubra com o caldo de carne. Deixe evaporar o molho até metade, introduza o leite, o sal, a pimenta e o tabasco. Tape e deixe cozinhar durante uma hora. Leve as amêndoas peladas ao forno. Dissolva a farinha com o iogurte e junte ao molho mexendo sempre. Incorpore as amêndoas e deixe engrossar. Deite um pouco de conhaque no molho, antes de servir. Acompanhe separadamente com arroz branco muito solto. Receita de http://www.receitasemenus.net/content/view/2994/194/


 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados