"As características da zona de descoberta de petróleo em Moçambique são muito similares às do Golfo de México"
A Anadarko revela que a recente descoberta, em mar, de presença de petróleo na bacia de Rovuma tem potecial para a exploração de mais de três biliões de barris. Os Americanos adiantam ainda, em sua página de internet, que as características da zona de descoberta de petróleo em Moçambique são muito similares às do Golfo de México, nos Estados Unidos de América.
A Companhia americana Anadarko Petroleum Corperation diz que a recente descoberta de petróleo “off shore” na Bacia do Rovuma tem potecial para produzir mais de três biliões de barris deste recurso natural. A Anadarko revela ainda na sua página de internet que as caracteríticas geológicas da zona de descoberta do petróleo em Moçambique são muito similares às do Golfo de México, nos Estados Unidos de América.
Refira-se que foi no Golfo de México onde ocorreu o derame de petróleo de uma das plataformas da multinacional BP, tendo já a situação sido controlada, mau grado os danos ambientais causados.
Verdade ou não, estes dados estão mais avançados que os revelados que a informação sobre a descoberta de petroleo em Moçambique, avançada, na última segunda-feira, em Maputo, pela ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias. Na mesma altura, realçou que a Anadarko deverá abrir mais três furos para apurar a viabilidade comercial ou não do petróleo existente na Bacia do Rovuma.
Assim, os furos deverão totalizar seis, sendo que, em dois, dos três furos já abertos, descobriu-se a ocorrência de gás natural, em Fevereiro último, e de petróleo, em Agosto em corrente.
Nesta terça-feira, o O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, Nelson Ocuane, tranqulizou os moçambicanos, ao revelar que os ganhos do Estado nos projectos de exploração de petróleo deverão situar-se nos 70%.
http://opais.sapo.mz/index.php/economia/38-economia/8794-rovuma-pode-explorar-mais-de-tres-barris-de-petroleo.html