Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: [Crónicas.Africanas]: tudo a acontecer aqui ao lado (assuntos recentes).
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 03/09/2010 10:05

No passado Sábado, dia 28-Agosto, estava eu em Luanda, ANGOLA, quando, convidado pelo meu amigo Daniel, fomos tomar um cházinho acompanhados com uns bolinhos secos num Restaurante Libanês que abriu recente, há cerca de um mês, em frente às bombas da Pumangol na estrada de Viana, começo a ouvir tiros, vários, mesmo ali ao lado do restaurante !!!. Surpresa total. O pessoal dentro do restaurante ficou todo de pescoço no ar e dois indivíduos, assustados, corriam pelas escadas do restaurante acima. Vi posteriormente quatro pessoas mortas dentro dum carro vermelho. Os criminosos cometeram o quadruplo homicídio disparando desde uma outra viatura, fugiram em alta velocidade e a disparar ao mesmo tempo. Foi tudo muito rápido. Eu de dentro do restaurante ainda vi o carro dos homicidas a andar em alta velocidade com os ocupantes a dispararem para o ar. Chegou depois a policia que retirou uma criança pequena de dentro da viatura dos mortos. A criança decerto que tinha pouco mais de 1 ano de idade. Ela sobreviveu ao massacre.
A imagem que mais me marcou não foi a de ver quatro corpos de adultos, mortos, ali mesmo à minha frente. Fiquei surpreendido comigo mesmo pela maneira fria como consegui lidar com a emoção do momento. O que me marcou, foi estar a ver aquela criança sentada no banco de traz do carro a policia, ao meio do banco. Estava calma e serena, com os olhos abertos e muito tranquilos, calmamente a olhar para todo o lado, sem noção nenhuma do que se estava a passar.
Ainda hoje me pergunto: Será que quem morreu foi o pai da criança ?? ou a mãe ?? ou tio ?? Qual vai ser o futuro desta criança ?? -Quem vai ser agora o responsável pela educação desta criança ?? - Que implicações drásticas vai este incidente ter na sua vida ??
----
Viajei depois, na 2-Feira, dia 30-Agosto, de Luanda para Maputo. Chego a MOÇAMBIQUE - que adoro visitar.
Desde 2006, eu já conto um total de 11 visitas  este país. E não conto ficar-me por aqui :)
Acabei de chegar, passou-se pouco mais de um dia e, de surpresa, greve geral !!! Dá-se depois inicio a todos os incidentes que se vêem nas noticias: pneus na a arder nas vias, estradas cortadas, fumo preto pelo ar, e muitos desacatos que resultaram em várias pessoas mortas e dezenas de feridos
Aqui estou agora, em Maputo, na baixa da cidade, uma zona tranquila, mas onde desde há dois dias os transportes escasseiam. Os poucos taxistas que resolvem trabalhar não querem percorrer a estrada para o aeroporto. Os estabelecimentos comerciais estão praticamente todos encerrados em toda a cidade. Hoje de manhã vi filas enormes, grandes mesmo, em frente às padarias. E outra também muito grande para uma bomba de gasolina. Estou hospedado num hotel onde, percebi ontem ao almoço, na ausência dum fluxo regular dos seus fornecedores, a gerência vê-se obrigada a a "racionar" a comida e serve apenas buffet às refeições.
Assim estou. Com tudo a acontecer aqui ao lado.
----
Mário Ferreira

 

Nota: Esta mensagem foi-me enviada, por um jovem amigo de Turquel, que tem uma grande paixão, por África, em especial, por Moçambique.

Quando lhe pedi que, me autorizasse a partilha-la, aqui, respondeu-me, generosamente, assim:

"Por aqui tudo bem. As coisas por Maputo parecem que voltaram à normalidade. Tudo tranquilo.
---
Tudo ok. Tem autorização para colocar o texto no Café Zambeze.
Só que, o texto tem vários erros na construção de frases. Escrevi-o à pressa, já a tarde qdo estava cheio de sono. O texto deveria ser revisto para corrigir esses erros. Acontece que não tenho tempo para o fazer.
Seja como for, esteja à vontade para o colocar no Café Zambeze assim mesmo, tal como está."

Bjs
Mario Ferreira

 



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados