Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: CRÓCÓS E ÁLIFANTES MATAM 15 EM TETE
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: nhungue  (Mensaje original) Enviado: 14/09/2010 21:18


QUINZE pessoas foram mortas por crocodilos e elefantes ao longo do vale do rio Zambeze, na província de Tete, e outras 17 contraíram ferimentos durante o primeiro semestre do ano em curso, segundo deu a conhecer ao nosso jornal, o técnico da direcção provincial de Turismo,Óscar Zalimba.
Maputo, Terça-Feira, 14 de Setembro de 2010:: Notícias
 

O nosso entrevistado acrescentou que o grosso dos ataques dos crocodilos registou-se nas águas do rio Zambeze nos distritos de Mutarara, Zumbu, Marávia, Magoé, Moatize e cidade de Tete, e por elefantes os casos ocorreram nos distritos de Magoé e Cahora-Bassa.

Uma missão conjunta constituída por quadros das direcções provinciais de Turismo e da Agricultura, em coordenação com os governos distritais, está a trabalhar desde os meados do ano passado, envolvendo as comunidades locais na identificação das zonas consideradas como corredores de animais bravios e na sensibilização das populações para sua retirada.

"O que está a contribuir para o agravamento do problema é o facto das pessoas estarem a viver ou frequentar com regularidade nas áreas de circulação dos animais ou por outra na disputa de água. É aqui onde existe o problema principal porque sempre há um cruzamento entre as pessoas com os animais bravios", afirmou Óscar Zalimba.

Aliado ao problema, está a caça furtiva que é praticada pela população o que afugenta os animais para lugares considerados seguros que, por sinal, são zonas residenciais ou de produção agrícola, aumentando desta forma o conflito homem/fauna bravia.

O nosso entrevistado afirmou que durante o ano passado foram abatidos cerca de 250 crocodilos considerados conflituosos ao longo do rio Zambeze por caçadores devidamente autorizados pelo governo, acção que serviu para minimizar as mortes das pessoas por aqueles répteis e em igual período quatro elefantes igualmente foram abatidos.

De referir que ao longo do ano passado 22 pessoas foram mortas por animais bravios na província de Tete e 27 contraíram ferimentos entre graves e ligeiros.

  • Bernardo Carlos
  • Fonte: http://www.jornalnoticias.co.mz


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados