Pagina principale  |  Contatto  

Indirizzo e-mail

Password

Registrati ora!

Hai dimenticato la password?

CAFEZAMBEZE
 
Novità
  Partecipa ora
  Bacheche di messaggi 
  Galleria di immagini 
 File e documenti 
 Sondaggi e test 
  Lista dei Partecipanti
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Strumenti
 
notcias: DOIS ANOS EM TETE - MEMÓRIAS DE UM ALFERES EXPEDICIONÁRIO
Scegli un’altra bacheca
Argomento precedente  Argomento successivo
Rispondi Elimina messaggio  Messaggio 1 di 8 di questo argomento 
Da: isaantunes  (Messaggio originale) Inviato: 26/09/2010 17:21

 

António Espadinha é o autor deste livro, com prefácio de Vera Jardim, que dedicou aos seus companheiros do Batalhão de Artilharia 562.
 
A nostalgia de África faz com que, o oficial expedicionário do Exército Português, revisite as suas memórias, quarenta anos depois, da sua estada, de 1964 a 1965, em Tete, para as partilhar, com os amigos e todos os que, como ele, se apaixonaram, um dia, pelas terras do Zambeze.
 
Dotado de uma grande sensibilidade, António Espadinha deslumbrou-se, com a beleza da nossa terra e de uma forma eloquente, descreve-a, na contracapa do  livro, num, texto que é uma promessa de amor, eterno, à nossa cidade.
 
A leitura deste livro faz-se de um folgo, tal é a ansiedade do reencontro, com o nosso passado. A sã convivência dos militares, com a sociedade civil é retratada nas histórias em que, são intervenientes pessoas que, conhecemos, tal como o Dr. Paz, a D. Rosa, cantineira da Casula e até, o João Mainato e a Rosa Gorda.
 
Emocionei-me, até às lágrimas, com o relato de algumas situações, de maior dureza, ao colocar-me no lugar daqueles jovens. O abraço, com que o António Espadinha se despediu do Gabriel, prisioneiro, no quartel, por se suspeitar de pertencer à Frelimo, levou-me a dizer, para mim:
 
- Parabéns, Espadinha, que belo testemunho de respeito, pelo ser humano! Como lamento, que nem todos os militares portugueses que passaram por Moçambique, não tivessem a tua integridade moral.
 
O dia a dia, no quartel e as missões, no exterior são recheados de histórias marcadas, pela irreverência da juventude, contadas, com grande sentido de humor, de que é exemplo, "o jeep, com perna de pau".
 
Recomendo-vos, vivamente, a leitura deste livro.
 
Isabel
 
 
Nota: A edição de DOIS ANOS EM TETE é da responsabilidade do autor, pelo que, quem estiver interessado em adquiri-lo, o deverá contactar, directamente, ou através, deste espaço.
 
 
 
 
 


Primo  Precedente  2 a 8 di 8  Successivo   Ultimo  
Rispondi Elimina messaggio  Messaggio 2 di 8 di questo argomento 
Da: idalinatome Inviato: 26/09/2010 18:05
Isabel, eu estou interessada em adquirir este livro, como fazê-lo? Bjs. Idalina

Rispondi Elimina messaggio  Messaggio 3 di 8 di questo argomento 
Da: isaantunes Inviato: 26/09/2010 18:28
Idalina, Vou pedir essa informação ao António Espadinha, porque não sei onde a guardei. Logo que a tenha, coloco-a, aqui. O livro está muito interessante, vais gostar. Beijinhos. Isabel

Rispondi Elimina messaggio  Messaggio 4 di 8 di questo argomento 
Da: idalinatome Inviato: 26/09/2010 18:31
Obrigada Isabel. Bjs.

Rispondi Elimina messaggio  Messaggio 5 di 8 di questo argomento 
Da: idalinatome Inviato: 26/09/2010 18:31
Obrigada Isabel. Bjs.

Rispondi Elimina messaggio  Messaggio 6 di 8 di questo argomento 
Da: espadinhamonte Inviato: 26/09/2010 21:19
Agradeço as simpáticas palavras da Isabel sobre o meu modesto livro. Uma vez que não tenho distruibuidor, desde já fico à disposição de quem o quiser adquirir para lho remeter. O preço é de 15,00€, a que acrescem mais 2€ para despesas de embalagem e correio. A modalidade de pagamento poderá ser por cheque, vale de correio ou crédito no NIB. Os pedidos podem ser formulados para o meu endereço electrónico: antonio.monte@sapo.pt

Rispondi Elimina messaggio  Messaggio 7 di 8 di questo argomento 
Da: isaantunes Inviato: 26/09/2010 21:25
Espadinha, Obrigada. Um beijinho. Isabel

Rispondi Elimina messaggio  Messaggio 8 di 8 di questo argomento 
Da: mayrameireles Inviato: 27/09/2010 03:24
Chorei...ri...."vivi" o livro do Espadinha. Posso ser até ser considerada suspeita...ehehehehehe...porque digo sempre que tenho oportunidade, que sou fã incondicional de tudo que ele escreve: as palavras se transformam em imagens e eu não leio simplesmente a um livro...eu assisto a um filme. Beijinhos aos três, Mayra


Primo  Precedente  2 a 8 de 8  Successivo   Ultimo  
Argomento precedente  Argomento successivo
 
©2025 - Gabitos - Tutti i diritti riservati